OlliOlli World foi criado sem crunch e mudou a cultura da Roll7
"Vamos trabalhar de forma normal, com horas normais, e apreciar mais as nossas vidas fora disto."
Depois de décadas mergulhadas numa cultura de crunch, a indústria dos videojogos parece estar a mudar lentamente, havendo cada vez mais estúdios a adoptar horários normais de trabalho, sem desgastar os produtores ao ponto da depressão e outros problemas de natureza física e psicológica.
Um caso de sucesso é a Roll7, o estúdio britânico conhecido pelo jogo de skate OlliOlli. Tal como outros estúdios de videojogos, a Roll7 aplicava o crunch para conseguir terminar os seus projectos, afinal, era o que todos os estúdios faziam - um mal considerado necessário.
Porém, houve um ponto de mudança depois de Laser League, um jogo que requereu crunch para ser terminado e que deixou os fundadores do estúdio esgotados. Após marcarem uma "fuga" para discutirem o futuro do estúdio, uma decisão tomada foi que não haveria mais crunch.
"Fizemos um procura na alma do que queríamos pessoalmente e para o negócio," disse Tom Hegarty, director da Roll7, ao MCV. "Foi o início da próxima fase da Roll7. Uma das coisas principais é que não haveria mais crunch. Tinha que haver uma forma diferente de fazer as coisas."
"Vamos trabalhar de forma normal, com horas normais, e vamos apreciar mais as nossas vidas fora disto. Toda a gente que trabalha para nós também tem os seus interesses pessoais. Foi uma parte crucial para avançar, que definiu o tom."
Acabar com o crunch é mais do que simplesmente dizê-lo. A Roll7 alterou a sua forma de trabalhar. Uma das coisas que Tom Hegarty refere é que deixaram de fazer micro-gestão, passando a haver uma maior confiança nas pessoas que estão a tratar das diferentes partes do jogo.
Ultimamente, a estratégia funcinou. OlliOlli World foi desenvolvido sem crunch e no dia de lançamento estava disponível em 7 plataformas diferentes.
"Não fazemos crunch," disse Simon Bennett, co-fundador da Roll7. "Sinto que a razão pela qual conseguimos lançar OlliOlli World em 7 plataformas no dia de lançamento é devido à nova filosofia do estúdio. E vamos continuar a aplicá-la e a tentar melhorá-la."