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Escolhemos 10 dos clássicos que definiram a PlayStation One

Crash Bandicoot

A PlayStation comemora hoje 20 anos de existência em Portugal. Sim, foi a 29 de Setembro de 1995 que a indústria dos videojogos conheceu uma nova concorrente que se intrometia na, aparente, eterna guerra entre SEGA e Nintendo. É uma altura de celebração pois não só recordamos com encanto a nossa compra, como ainda relembramos os incríveis jogos que lá conhecemos. Numa altura em que a indústria era completamente diferente, todas as três companhias apresentavam propostas vincadamente distintas, a compra de uma consola era assunto altamente delicado, afinal de contas ditava que ficavas quase a 90% sem os jogos que existiam nas outras. Hoje em dia a realidade é bem mais simples, sem grandes complicações, arriscam a perder 10% dos jogos que são lançados numa se comprarem a outra e está feito.

Em 1995 as coisas eram bem mais duras, se comprassem uma PlayStation ficariam sem 90/95% dos jogos lançados na Nintendo 64 ou na SEGA Saturn portanto arriscar numa nova plataforma de uma companhia sem cartas dadas era um risco sério. A Sony começou no meio de duas gigantes com incrível historial e imenso sucesso, precisando de jogos inovadores e uma imagem assente no estilo para injectar uma nova perspectiva nos consumidores. Esse factor cool em sintonia com alguns títulos de destaque das arcadas e exclusivos de consola fizeram que a PlayStation entrasse na vida de muitos jogadores de rompante. A familiaridade da SEGA, a inovação e destreza da Nintendo foram combatidas pela Sony com o incrível apoio das mais poderosas companhias Japonesas e assim surgiu uma proposta interessante.

Não estamos aqui para falar de como Ken Kutaragi e a sua equipa desenvolveram a PlayStation depois da Nintendo ter decidido terminar o projecto em conjunto com a Sony, nem sequer para falar do que aconteceu depois com a sua sucessora. Estamos aqui porque houve alguém que teve a cruel ideia de pedir para escolhermos 10 jogos que, segundo a nossa experiência, moldaram de alguma forma a primeira PlayStation e por isso aqui estamos. Dez jogos que até 2000 eram sinónimos de PlayStation. Existem imensos jogos a escolher, imensos mesmo e se tivessemos que escolher o melhor claro que seria Bust-A-Move 2 (estamos a brincar) mas não pode ser assim. O que pretendemos é destacar os 10 títulos que acreditamos que todos reconhecem, os jogos que marcaram a consola PlayStation de forma a torná-la mais popular. Os videojogos que ditaram o seu sucesso e de alguma forma asseguraram o seu estatuto singular perante as rivais. Aqueles dez jogos que na altura sabíamos serem substitutos da palavra PlayStation sempre que alguém passava a palavra no recreio da escola.

Quando alguém dizia, "o meu irmão ontem estava a jogar jogo X" e tu sabias logo que ele tinha uma PlayStation. São esses os jogos que queremos. Sabemos que existem inúmeros títulos que vão ficar de fora e que vos marcaram imenso mas tentamos olhar para o panorama geral, para aqueles jogos que foram mais além, que chegaram até mais além que os videojogos e até se tornaram parte da cultura popular dos adeptos dos videojogos. Numa consola na qual foram lançados jogos como Final Fantasy Tactics, Vagrant Story, Toshinden, Parasite Eve, Xenogears, Syphon Filter, Bloody Roar, Tombi, Alundra, Valkyrie Profile, Driver, Need for Speed, Tenchu, Front Mission, Armored Core, Soul Blade, Parrapa The Rapper, Wild Arms, Klonoa, Chrono Cross, Suikoden, Rival Schools, Darkstalkers, Spyro, Oddworld, Street Fighter Alpha, Legacy of Kain, Ape Escape, Tony Hawk's Pro Skater, Twisted Metal e um sem fim de títulos ou sequelas que marcaram os nossos leitores, é normal criar contestação mas tivemos que escolher aqueles que para nós são substitutos da palavra PlayStation.

Pelo menos na primeira consola e para todos estes que mencionei fica aqui uma honrosa menção. O facto de provavelmente já saberem todos os jogos/séries que estão nesta lista atesta bem a qualidade dos jogos escolhidos. Vamos então começar.

Crash Bandicoot - 01/11/1996

Foi muito provavelmente o primeiro jogo que viram, ou que jogaram mesmo, na primeira PlayStation. Além da demonstração que acompanhava quase todas as consolas vendidas, o primeiro Crash Bandicoot foi promovido como o jogo da mascote da Sony Computer Entertainment. Até podem não ter comprado o jogo mas em casa de um qualquer amigo ele estava lá, a desafiar-vos a apanhar maçãs e a fugirem de animais loucos como se não houvesse amanhã. A luta entre Crash e o Doctor Neo Cortex deu direito a algumas sequelas na primeira PlayStation e até a um jogo de corridas a imitar Mario Kart mas depois do contracto com a Naughty Dog ter terminado, a propriedade intelectual estava de tal forma poderosa que arriscaram a torná-la multi-plataforma. Não mais foi a mesma como sabemos e continua perdida algures até aos dias de hoje.

No entanto, na altura do lançamento dos primeiros três jogos, e especialmente no primeiro, Crash Bandicoot era uma série de destaque, um símbolo da postura da Sony. Crash tinha que ser um título definidor, um jogo que chamasse a atenção com elementos gameplay conhecidos mas com capacidade para se destacar. A aposta na simplicidade e no bom humor resultou pois até aos dias de hoje ainda existem adeptos da marca PlayStation que se questionam porque é que a Sony não segurou os direitos da propriedade intelectual. Crash chegou até a ser sinónimo de PlayStation, tal como a Sony pretendia, e parecia que qualquer jogador tinha que ter aquele jogo.

As fugas tresloucadas da enorme pedra que deslizava colina abaixo para apanhar o pobre Crash, vistas de uma perspectiva até à altura nada comum, os constantes obstáculos, as caixas com surpresas, este jogo podia ser terrível para o batimento cardíaco do jogador. Os níveis cheios de armadilhas, aquela sensação que um toque a mais, ou a menos, no D-pad poderia ditar a perda de uma vida, Crash Bandicoot podia a dada altura tornar-se num caso sério de pânico. Nas suas duas sequelas directas desenvolvidas pela Naughty Dog, Crash aprimorou os conceitos básicos do gameplay aqui apresentados e elevou a experiência em termos gráficos e do próprio gameplay. Sem dúvida que dizer PlayStation é dizer Crash Bandicoot.

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