Passar para o conteúdo principal

⭐Os jogos são as estrelas⭐

Mudanças no sistema de classificação.

A necessidade de adaptação é um conceito que prevalece na vida de qualquer ser humano. Por mais desafiante que possa ser, a mudança nas nossas vidas é constante e crescer significa evoluir, mudar, aceitar novas ideias ou realidades que moldam a nossa forma de estar ou ser.

É impossível permanecer imóvel nesta vida. Seja das formas mais básicas e minúsculas, todos mudamos e acabamos por nos transformar com o passar dos anos e aquisição de experiências. É por isso que decidimos mais uma vez abraçar a mudança, na tentativa de melhorar e de nos aproximarmos do feedback dos nossos leitores. Os Selos vão dar lugar às Estrelas como forma de classificar os videojogos.

A dada altura, sentimos que a nossa mensagem se estava a perder, que as palavras eram ignoradas enquanto o debate em torno dos números se comportava como um fogo que alastrava sem controlo. Acreditamos que o melhor seria remover os números para permitir às palavras conquistar a sua devida atenção. Acreditamos que numa era em mudança e evolução, os números já não conseguiam representar dignamente um videojogo, especialmente numa era de atualizações ou constantes conteúdos extra que podem transformar um produto.

No entanto, percebemos agora que as duas coisas não são necessariamente opostas. As palavras continuam a permanecer a forma superior e principal de transmitir a nossa experiência com um videojogo, mas uma classificação com Estrelas permitirá fazer o que os Selos não conseguiram: transmitir de forma clara e objetiva, num padrão já estabelecido e comum, facilmente identificável, a primeira mensagem sobre o que jogámos.

Sabemos que corremos o risco do debate se centrar novamente no número de estrelas atribuídas, mas acreditamos que em conjunto com o nosso objetivo de destacar as palavras, as estrelas vão conseguir o que os selos nunca conseguiram, ir além dos números com uma classificação padronizada e livre de qualquer atrito para a comunidade.

Permanecemos apaixonados por esta arte e queremos continuar a procurar formas de servir melhor o leitor, e cobrir de melhor forma cada videojogo que jogamos. Continuaremos a defender que as palavras são a melhor forma de perceber o que jogámos, mas com o apoio das Estrelas, teremos uma melhor capacidade de transmitir informação numa era de rápido movimento e na qual o tempo está constantemente a escapar-nos.

Permaneceremos dedicados a acompanhar a evolução dos lançamentos e sempre que necessário atualizaremos uma análise, mas agora sentimos que o mais recomendado é ajustar a nossa abordagem ao sistema classificativo. Ler o texto permanecerá obrigatório para entender o que cada jogo nos transmitiu, mas com as Estrelas teremos uma forma mais objetiva de comunicar contigo.

Quando entra vigor?

Essa mudança começa já com The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, com o objetivo de recuperar um sistema que equilibra dois aspectos fundamentais. Um deles é a nossa capacidade de transmitir o que pensamos de um videojogo de forma sucinta e objetiva, a outra são indicadores facilmente identificáveis que já comunicam ao leitor informações básicas sobre o que vai ler.

Como funcionará?

As análises do Eurogamer Portugal passam a classificar os jogos até 5 estrelas, sem meias estrelas ou zero estrelas. Algumas análises a hardware poderão ser apresentadas sem estrelas, incluindo consolas, se o seu propósito assim o justificar.

As estrelas terão correlação com os velhos selos?

Não, as análises com estrelas não terão qualquer correlação com os velhos selos de forma alguma, e as nossas análises com selos não serão convertidas para o sistema de estrelas.

Vamos adicionais palavras extra ou sumários com as estrelas? Terão significados especiais?

Não vamos adicionar palavras específicas para acompanhar as estrelas. Essas palavras não são necessariamente o que pretendemos dizer do jogo, e na maioria do tempo não representam fielmente o valor. Um jogo de 3 estrelas não é necessariamente "ok", "razoável" ou "decente". Um jogo pode ser empolgante e até arrojado, mas também ser uma trapalhada. Acreditamos que as palavras usadas no título, resumo e destaques são escolhidas deliberadamente para isso. A análise falará por se e não vamos associar palavras às estrelas.

Porquê 5 estrelas e não a escala de 10 ou 100?

As estrelas são sofisticadas e bem reconhecidas, fáceis de identificar e mais adequadas do que outras escalas. As pessoas usam e compreendem as duas ou três estrelas mais do que 6 ou inferior numa escala de 10, por exemplo, por razões psicológicas. As notas até 100 parecem menos adequadas a análises de jogos e mais indicadas para exames. Nenhum sistema é perfeito, mas estamos confiantes neste.

Existiam três opções: remover qualquer classificação, adicionar números ou criar um sistema próprio que as pessoas teriam de descobrir como funciona. Estamos confiantes nesta mudança e esperamos que seja o início de uma nova era.

Lê também