Os jogos são bons para as crianças
Quem afirma são os criadores da Rua Sésamo.
Segundo os criadores do famoso franchise Rua Sésamo, os jogos podem ser bons para as crianças como qualquer outra forma tradicional de divertimento ou programas educacionais de TV.
"Apesar da sua reputação como promotores de violência e desordem, os videojogos têm, de facto, mostrado que ajudam as crianças a ganhar conteúdos fundamentais e habilidades vitais para o século 21", diz o relatório realizado pelo centro Joan Ganz Cooney, gerido pela Sesame Workshop.
"Jogos bem projectados mostram um significante potencial para promover o crescimento das crianças e um desenvolvimento saudável. Podem aprender habilidades e conhecimentos que ajudam as crianças com a aprendizagem académica, assim como hábitos que contribuem para uma melhor saúde."
Mas não é só, já que o relatório indica que quem joga videojogos melhora o seu vocabulário, literacia e aptidões na matemática, sendo referido que "os jogos digitais oferecem às crianças entusiasmo para transformar a aprendizagem na América... Os jogos estão para ficar e oferecem ao país a rara oportunidade de entregar conhecimento e entusiasmo às crianças já estabelecidas..."
No entanto, o relatório não refere o efeito de jogos violentos como GTA ou Gears of War nas crianças, sendo apenas referidos jogos como Sesame Street's Color Me Hungry, que ensina às crianças a importância de praticar uma alimentação saudável.