Os meandros ocultos do Game Pass
300$ milhões para ter Star Wars Jedi Survivor no Game Pass.
Numa fuga de informação histórica, recolhida pelo Axios, proporciona um raro vislumbre do funcionamento interno do Xbox Game Pass, o popular serviço de subscrição de videojogos da Microsoft que conta com aproximadamente 30 milhões de subscritores, as estimativas internas revelam as somas avultadas que as grandes editoras de videojogos podem exigir para a estreia dos seus títulos no serviço da Microsoft.
Esta fuga de informação, que revela o plano estratégico da Xbox, mostra um e-mail de 16 de maio da vice-presidente da Xbox, Sarah Bond. Nesta correspondência, Bond avaliou meticulosamente 18 possíveis jogos de parceiros para serem incluídos no Game Pass, fornecendo informações sobre os custos previstos para a aquisição.
Entre estes cálculos, o custo estimado para assegurar a estreia de Assassin's Creed Mirage, da Ubisoft, no Game Pass foi fixado em 100 milhões de dólares. Embora considerado uma das opções mais económicas da Microsoft na altura, o eventual atraso do jogo para outubro fez com que não fosse incluído no Game Pass.
Uma exigência ainda mais surpreendente veio da Electronic Arts (EA), com um suposto preço de 300 milhões de dólares para o lançamento de Star Wars Jedi Survivor no Game Pass. Bond, embora reconheça que se trata de uma aquisição "joia da coroa", questionou a sua viabilidade devido ao custo exorbitante, considerando-o como um retorno de investimento desfavorável.
Outros negócios potenciais na avaliação de Bond incluíam uma estimativa de 5 milhões de dólares para um lançamento simultâneo de Baldur's Gate 3, um RPG que ganhou enorme popularidade, inicialmente rotulado como um "RPG Stadia de segunda geração" quando foi projetado para a plataforma Stadia da Google.
Além disso, os documentos confidenciais revelam as considerações financeiras para trazer Grand Theft Auto V para o Game Pass, indicando uma despesa mensal entre 12 e 15 milhões de dólares. O jogo acabou por se juntar ao Game Pass em julho de 2023, embora os pormenores do acordo não tenham sido revelados.
Esta informação divulgada segue-se a um momento crucial em maio de 2022, quando o responsável pela Xbox, Phil Spencer, reconheceu a existência de uma "situação de catástrofe" relativamente ao alinhamento de jogos da empresa. Lançamentos importantes, como Starfield e Redfall, enfrentaram prazos incertos, e o conflito na Ucrânia atrasou o desenvolvimento de STALKER 2, um jogo com uma equipa de desenvolvimento sediada em Kiev.
Spencer apelou para que se arregaçasse as mangas para se preparar os próximos dois anos, o que levou a Microsoft a anunciar publicamente os adiamentos de Redfall e Starfield.
A fuga de informação fornece uma visão única das intrincadas negociações que moldam o ecossistema de jogos da Xbox e a sua procura por uma biblioteca Game Pass em constante expansão.