Os Melhores jogos para a PS5 Pro
Aqueles que mostram todas as suas vantagens.
A PlayStation 5 Pro está finalmente disponível, após uma jornada de especulações que começou em março de 2023. Quatro anos após a chegada da PS5 às lojas em novembro de 2020, a Sony Interactive Entertainment repetiu o que fez na anterior geração e lançou uma versão Pro da sua mais recente consola, com hardware pensado para melhorar os videojogos e satisfazer os clientes mais exigentes.
Nestes primeiros dias, perto de 100 jogos já receberam a sua atualização PS5 Pro Enhanced, significando que as produtoras já investiram tempo para melhorar os seus videojogos para tirar proveito do poder extra deste novo hardware. Além disso, a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) também tem algo a dizer nas ambições desta consola. Esta tecnologia para upscale de imagem apoiada por inteligência artificial está agora ao dispor dos estúdios, que a podem usar para tornar as imagens mais nítidas sem sacrificar o perfil de desempenho.
Ao longo de duas semanas, já jogámos vários jogos na PS5 Pro que nos mostraram as melhorias que a nova consola consegue para diversas experiências, mas temos uma pequena lista de títulos que acreditamos exibirem de forma mais evidente o propósito da Sony para a versão Pro da sua PS5.
Existem diversos outros jogos que podíamos incluir aqui na lista, desde Star Wars: Outlaws a Test Drive Unlimited: Solar Crown, até mesmo a beta de Monster Hunter Wilds que exibiu incríveis melhorias quando transitamos da PS5 para a PS5 Pro, mas tivemos de nos focar numa mão cheia de títulos que queremos destacar:
Dragon's Dogma 2
Nestes primeiros dias da PS5 Pro, marcados por jogos que não foram desenvolvidos a pensar no poder extra da consola, poderá tornar-se difícil mostrar as melhorias sem as ver em pessoa, mas Dragon’s Dogma 2 é um dos melhores argumentos que podem ser usados para descrever o que a PS5 Pro pode representar para um jogo.
Longe estamos do estado lamentável do jogo no lançamento, quando tivemos de tolerar mal-estar e dor de cabeça para o analisar. Vários meses depois, o jogo recebeu atualizações e mais opções para personalizar a experiência, para definir contrapartidas e o que consegues tolerar melhor. Na PS5 Pro, a imagem é muito mais nítida, graças ao aumento na resolução, podes ativar a ray tracing sem problemas e desfrutar do melhor nível de desempenho em sintonia com a melhor qualidade de imagem.
Final Fantasy 7 Rebirth
Quando a Sony revelou a PS5 Pro e os seus objetivos para a nova consola, Final Fantasy 7 Rebirth foi o jogo que realmente nos convenceu que há espaço para uma versão mais poderosa da PS5. Existem diversos blockbusters recentes assolados por vários problemas técnicos e este esforço da Square Enix está muito acima deles, mas ainda assim exibe alguns problemas na versão PS5.
O modo Performance a 1440p e 60fps não exibe uma imagem de forma alguma tão nítida quanto esse número de resolução sugere, o que pode resultar numa experiência difícil de digerir para alguns. O Modo Qualidade exibe uma imagem soberba, bela de apreciar, mas a trepidação e a distorção de imagem em redor da personagem podem torná-lo impossível de aguentar.
Como na PS5 é uma opção de escolha e preferência, gerir contrapartidas em troca dos benefícios desejados, na PS5 Pro a Square Enix deixa-te ter o melhor de tudo.
Tens uma imagem super nítida, com a qualidade gráfica do Modo Qualidade, acompanhada por um desempenho a 60fps, o melhor de tudo que podes ter na PS5 em simultâneo. É um belo exemplo do efeito “tirar da frente uma folha de papel vegetal” que muitos usam para descrever a experiência na PS5 Pro.
Marvel's Spider-Man 2
Marvel's Spider-Man 2 da Insomniac Games é um dos nossos jogos PlayStation Studios favoritos de sempre, um jogo que na PS5 é um autêntico mimo e que merece ser bastante acarinhado. Se o jogo já está sensacional na PS5, como é que a PS5 Pro se vai diferenciar quando parece existir pouca margem para melhorias? A resposta é simples: melhorar tudo o que fazer de Marvel's Spider-Man 2 uma delícia gráfica.
Na PS5 Pro, Marvel's Spider-Man 2 exibe uma imagem mais nítida no modo Performance, através da PSSR da Sony, desempenho mais estável e ainda ray tracing melhorado. Não é daqueles jogos cuja diferença se perceberá tão facilmente, mas após algumas horas com o jogo começas a perceber as melhorias. É mais uma prova do quão bom o jogo está na PS5.
No entanto, o modo Qualidade permite ativar mais opções para ray tracing e seja o modo Qualidade Pro ou o Performance Pro, vais conseguir umas valentes gargalhadas ao relembrar toda aquela controvérsia das poças. Se já a esqueceste, a Insomniac volta a mostrar que não se esqueceu.
Resident Evil 4 (2023)
Resident Evil 4 de 2023 é mais um belo exemplo do propósito da PS5 Pro, um jogo que já está fenomenal na PS5, mas que fica ainda mais espetacular na versão mais poderosa. Jogar Resident Evil 4 numa PS5 é desfrutar de um jogo eletrizante de ação e terror, ao bom estilo japonês da Capcom, capaz de deixar qualquer um empolgado com a qualidade entregue pela companhia nos dois modos gráficos.
Na PS5 Pro, a Capcom entrega a possibilidade de correr Resident Evil 4 com melhor qualidade gráfica, ray tracing ativada, cabelos melhorados, e desfrutar de 60fps mesmo no modo Resolução. Sim, a versão PS5 está espetacular, a versão PS5 Pro simplesmente fica ainda mais espetacular e mais impressionante de jogar.
Se tal como nós tens problemas em jogar modos 30fps na tua TV devido à trepidação na experiência e aquele efeito de imagem distorcida em redor da personagem em movimento, a PS5 Pro também resolve isso e desta forma exemplifica bem o seu propósito.
Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077 é sem dúvida um título altamente controverso e sem sombra de dúvida demasiado ambicioso para as consolas de anterior geração. No entanto, na versão atualmente disponível que foi alvo de imensas correções e melhorias, é um jogo cujo esplendor brilha até mesmo numa consola de atual geração. Jogá-lo numa PS5 Pro permite ir além do que é possível na PS5, o que o torna um bom exemplo do que a Sony pretende para esta consola.
Até à data, na PS5, somos forçados a escolher entre pior qualidade de imagem para obter melhor desempenho e imagem mais nítida, com melhor resolução e até RT, mas com pior desempenho. Frequentemente, é impossível jogar modos a 30fps nas TVs modernas devido aos artefactos que ficam na imagem, com imensa trepidação na experiência e até distorção na imagem à volta da personagem principal ou diversos objetos.
Muitos toleram os modos 30fps para ter melhor qualidade de imagem, enquanto outros optam pelos 60fps e jogam com imagens menos nítidas. A PS5 Pro permitiu-nos jogar Cyberpunk 2077 no modo 4K a 30fps e com RT ativada sem qualquer problema. A trepidação presente na PS5 desapareceu, o desempenho fica estável e a distorção de imagem em torno dos objetivos ou personagem desapareceu por completo. Para este jogo, desfrutar de melhor qualidade gráfica e 4K, mesmo a 30fps, tornou-se rapidamente na forma favorita de jogar.
Dragon Age: The Veilguard
Dragon Age: The Veilguard é um jogo que nos divertiu imenso ao longo das mais de 40 horas que passamos a jogar na PS5, mas o mais recente esforço da Bioware brilha ainda mais na PS5 Pro. Após o tempo passado para a review, começamos com uma segunda personagem na PS5 Pro e a diferença foi de imediato perceptível.
Com a ajuda da PSSR, a Bioware torna a imagem mais nítida no modo Performance, onde jogamos 99% do nosso tempo nas duas consolas, ativa a Raytraced Ambient Occlusion (RTAO) que apenas está disponível no modo Qualidade na PS5, e ainda usa o poder extra para tornar mais robusto o nível de desempenho. O jogo da Bioware é um dos jogos mais impressionantes do ano, em termos técnicos, por isso jogá-lo na PS5 Pro é desfrutar de uma qualidade que vai além do que a PS5 consegue.