Overwatch 2 é uma abordagem diferente ao termo sequela
A Blizzard espera influenciar a indústria.
Overwatch 2 foi anunciado na BlizzCon 2019 e o seu conceito é um pouco estranho, apesar de altamente entusiasmante para os donos de Overwatch 1 e até para quem o vai comprar.
Overwatch 2 apresentará todos os conteúdos do primeiro e novas missões PvE - a grande novidade. Além disso, terá melhorias visuais, gameplay e interface, numa sequela que te permitirá importar todos os cosméticos ganhos no original. Isto é algo altamente promissor para os adeptos desta propriedade intelectual.
No entanto, os donos de Overwatch 1 vão receber todas as novidades PvP, como personagens, mapas e modos de jogo, para que a comunidade não seja dividida e vão jogar juntamente com os jogadores de Overwatch 2.
Basicamente, se não quiseres os conteúdos PvE de Overwatch 2, poderás manter-te por Overwatch 1 pois continuará a receber conteúdos e actualizações.
Isto poderá deixar muitos a pensar sobre o porquê da Blizzard não apostar numa expansão ou actualização para o original, mas Jeff Kaplan, director do jogo, afirma que é uma nova forma de pensar no que é uma sequela e espera que influencie a indústria.
"Quando tivemos a ideia, dissemos 'Como seria uma sequela de Overwatch?' Obviamente, existem pontos principais como a experiência de história, queremos um PvE cooperativo que chamamos de Hero Missions, queremos construir um sistema de progressão com talentos e pensamos que se for uma sequela, que mais precisa?"
"Queríamos criar novos modos PvP, por isso criámos Push. Também queríamos ter múltiplos mapas nesse modo - Toronto é o único mapa Push que temos, mas além disso, queremos ter novos mapas PvP para todos os modos existentes - Control, Escort, Assault."
A pensar nisto, a equipa começou a trabalhar em melhorias e novidades, numa verdadeira sequela, mas depois pensou no que isto significaria para toda a comunidade existente.
"O que faria qualquer sequela? Ao iniciar os trabalhos, começámos a adicionar novos aspectos para todos os personagens dos quais nos orgulhamos imenso, construímos toda uma nova interface, actualizamos o motor. Estamos a construir uma verdadeira sequela."
"Tomamos diversas decisões para ninguém ficar para trás," disse Kaplan.
"Tenho a certeza que já todos jogamos jogos nos quais estávamos a desfrutar imenso deles e sai uma sequela, não podíamos jogar essa sequela e todo o progresso alcançado não nos acompanhava. Era aborrecido."
"É aceitável se fizermos algo errado para o jogador? Não lhe darmos os novos mapas, não permitir manter o progresso, é aceitável chamar-lhe sequela? Mas se deixarmos todos jogar será, 'Oh, teremos apenas um modo'".
Kaplan diz que não querem aderir ao conceito tradicional de sequela e deixar a comunidade para trás, forçá-la a esquecer o progresso amealhado ao longo destes anos. A Blizzard quer apresentar uma sequela verdadeira que não deixará para trás quem comprou o original.
"Espero que tenha influência na indústria. A progressão acompanha-te e os jogadores da versão anterior podem jogar com as pessoas da nova versão. É tudo semântica, mas acredito mesmo que estamos a fazer o que é correcto."
Overwatch 2 chegará numa data por anunciar para a PS4, Xbox One, Switch e PC.