Overwatch - Antevisão
Aqui estão as nossas impressões da beta.
Overwatch é o título mais recente da Blizzard Entertainment, tendo hoje uma das betas mais cobiçadas de sempre, e como já seria de esperar, o Eurogamer Portugal teve acesso.
Ao abrirmos o jogo encontramos uma disposição muito simples do menu, o que nos dá pensamos paradoxais. O que vemos a nível gráfico dá a entender que o jogo já está bem avançado, mas o menu conta com poucos extras. No entanto, isto é uma beta e muitas coisas poderão mudar até à versão final.
Como referi, o jogo tem gráficos evoluídos, e nas opções gráficas temos acesso a uma boa grelha de personalização. Apesar de Overwatch não ser adequado para os PCs mais fracos, algumas máquinas de média gama ainda poderão desfrutar desta divertidíssima experiência.
Na Blizzcon de 2014 muita gente apelidou Overwatch de "Team Fortress da Blizzard", e por incrível que pareça, isso não lhes soou como um insulto, na verdade eles encararam a descrição como um elogio pois Team Fortress tem fama de ser um bom jogo.
Existem de momento 21 personagens diferentes, divididas em quatro grupos, sendo eles: Offensive, Defensive, Support e Tank. Todas eles possuem habilidades únicas que são simples de aprender e usar. Todas essas habilidades terão que ser usadas durante o jogo da maneira mais inteligente possível, de modo a que o objetivo do jogo ser cumprido.
Um ótimo exemplo é Genji, um ninja cibernético que carrega três shurikens no braço. O jogador pode escolher se quer que Genji dispare esses três shurikens na mesma direção ou em leque para poder abranger mais inimigos. Genji também possui a habilidade de dar um duplo salto e trepar para a base de uma zona mais elevada, se esta estiver ao seu alcance.
Outra particularidade interessante noutra personagem, nomeadamente o Reaper, é a habilidade de se curar através do cadáver dos seus inimigos. Sempre que um adversário morre, deixa para trás uma esfera vermelha a flutuar no local onde o adversário morreu. Esta esfera só pode ser vista e utilizada pelo Reaper para se curar no meio da batalha.
Qualquer jogador pode e deve mudar constantemente de personagem durante o jogo, com o objetivo de dificultar a vida à equipa adversaria, tal como foi explicado na Blizzcon deste ano.
Existem neste momento apenas dois modos de jogo:
- Payload - Uma equipa que transporta o veículo terá que fazer a equipa adversária recuar até esta chegar ao local destinado num determinado período de tempo. Se a equipa de transporte falhar, a equipa adversária vencerá. Este modo conta de momento com dois mapas, Dorado e Watchpoint. Todos eles têm segredos e pontos especiais.
- Point Capture - Os seus mapas são Hanamura, Temple of Anubis e Volskaya Industries. Neste modo, uma das equipas defende dois pontos específicos enquanto a outra os ataca. Sempre que um ponto for conquistado pela equipa atacante, o seu local de renascimento também é recolocado para mais perto do ponto restante da equipa defensiva. E claro, se a equipa atacante não conseguir capturar os dois pontos num certo tempo, a equipa defensiva vence.
Existem também mais três mapas que são híbridos, ou seja, os dois modos de jogo encontram-se nos mapas, Numbani, Hollywood e King's Row. Sendo mapas híbridos seguem também as suas próprias regras. A equipa atacante terá que capturar um dos pontos da equipa defensiva e logo a seguir transportar um Payload até ao seu destino. Duas experiências num só mapa.
Porém, nem tudo corre às mil maravilhas. Ainda existem muitos problemas de equilíbrio nas personagens. Muitas delas têm habilidades que estão demasiado fortes ou demasiado fracas, o que faz com que os jogadores variem pouco de personagens. Um exemplo evidente do desiquilíbrio é o cowboy McCree, que tem apenas como habilidades disparar, rebolar e mandar uma granada que pode paralisar os inimigos numa pequena área por apenas meio segundo. Por outro lado, uma personagem como o Soldier 76 consegue sprintar, curar-se a si e aos seus colegas, e ainda mandar um tiro especial que causa uma explosão. Até mesmo o já citado Reaper consegue curar-se, teleportar-se para qualquer local que esteja dentro da sua zona de visibilidade, e ficar invulnerável durante 5 segundos.
Podemos encontrar um outro exemplo de desiquilíbrio no grupo dos Tanks, como a D.va e o Reinhardt, que são mais usados devido aos seus extras. Reinhardt tem um escudo que o defende a ele e à sua equipa, desde que esta se mantenha atrás dele. Além de cobrir uma grande área, ainda é bastante resistente e pode rapidamente ser reutilizado. Reinhardt tem um ataque corpo-a-corpo, mas também tem um ataque de longa distância que causa bastante dano. Pode ainda deslocar-se a uma enorme velocidade, prender e paralisar os adversários, enquanto uma personagem como Winston, que apesar de ter uma arma de pouco alcance e causar pouco dano, só pode colocar um pequeno escudo circular de pouca duração e saltar longas distancias.
"Ainda existem muitos problemas de equilíbrio nas personagens."
Os mapas também apresentam os seus altos e baixos. Alguns mapas como Volskaya Industries contêm locais onde é praticamente impossível morrer. Existe um sítio exato no mapa para a equipa defensiva onde uma personagem com escudo próprio e ataque de longa distância, como Bastion, tem uma visão completa do local e invulnerabilidade, pois este local do mapa é apenas acessível se a equipa que defende deixar os atacantes passar, porque fica exatamente do lado do ponto de renascimento da equipa defensiva.
Outro ponto negativo é o tutorial, que é muito vago. Não nos ensina muito mais do que saltar, andar e disparar. Além disto, devia explicar de forma detalhada os modos de jogo, o objetivo e outras dicas sobre mudar constantemente de personagem de acordo com as necessidades da tua equipa.
Overwatch está de momento em beta e naturalmente as coisas menos boas podem melhorar até ao seu lançamento, que terá lugar na primavera. Futuramente, aguardamos uma grande melhoria no equilíbrio das personagens e nos mapas. Também é possível que novos mapas sejam adicionados em breve, mas para já teremos que aguardar até ao lançamento oficial.