Pac-Man Championship Edition 2 Plus é a derradeira experiência Pac-Man na Switch
Introduz o exclusivo modo cooperativo.
No evento de apresentação - Winter Level Up - dos jogos Bandai Namco para 2018, um título destacou-se como exclusivo para a consola da Nintendo, a Switch. Trata-se de Pac-Man Championship Edition 2 Plus, um exclusivo eShop que será lançado no dia 22 de Fevereiro do próximo ano. Na verdade, sendo exclusivo da Switch, é também um dos poucos jogos que a Bandai Namco irá lançar para a consola da Nintendo, sendo o outro My Hero Academia, ainda sem uma data de lançamento mas com a certeza do lançamento em 2018, em conjunto com a PS4, One e PC.
Não deixa de ser curioso observar que dos grandes lançamentos da Bandai Namco, como Dragon Ball FighterZ, Ni No Kuni II: Revenant Kingdom, Code Vein, Soul Calibur 6, Little Witch Academia, entre outros, nenhum terá versão Nintendo Switch. Quando questionados os produtores sobre se alguns jogos conheceriam uma versão Switch, os mesmos não confirmaram nem desmentiram, simplesmente não está previsto que aconteçam. Tendo em conta o cenário muito promissor da Switch no Japão, onde a presença da Bandai Namco é igualmente muito forte, nada estará excluído para o futuro, dando a sensação que o line up da editora apontado para 2018 provavelmente não contemplava o sucesso da consola da Nintendo.
De todo o modo, no Winter Level Up, por entre os quiosques de demonstrações que vislumbramos, um deles captou logo o meu interesse: Pac-Man Championship Edition 2 Plus. Ainda antes do pontapé de partida para o evento, tinha ali a confirmação de um lançamento para a Switch, numa ligação composta por comandos pro controller ligados à consola e esta, por seu turno, ao televisor.
Pac-Man Championship Edition (lançado originalmente no Live Arcade e depois numa parafernália de sistemas e plataformas digitais) é um dos meus jogos favoritos da geração passada, uma evolução muito boa do clássico das arcadas que é visto por muitos como um dos melhores jogos de sempre.
O jogo ganhou uma sequela, em 2016, e agora dá o salto exclusivamente para a Switch, numa versão cooperativa, desenhada para dois jogadores e que assenta bem no conceito da consola da Nintendo. É o velho e bom regresso de Pac-Man a uma consola da Nintendo, que conjuntamente com Bomberman R, deixa a Switch no encalço de títulos com predominância na cena arcade e nalguns sistemas clássicos de cartucho, agora modernizados e adaptados com novas funcionalidades.
Não é exagerado dizer que este jogo é sobretudo Pac-Man Championship Edition 2 com o modo cooperativo. O conteúdo dominante desta versão é o mesmo do Edition 2, o que equivale a todo um departamento colorido e visual similares, acrescido de uma banda sonora quase psicadélica, plenamente ajustada à jogabilidade que é marca da série embora com alguns elementos inovadores. A pensar nos jogadores principiantes existe um modo assistente composto por uma série de vídeos alusivos às técnicas necessárias para completarem os desafios.
"Um departamento colorido e visual similares, acrescido de uma banda sonora quase psicadélica."
Entre as novidades, para além do modo cooperativo que permite a um segundo jogador partir em auxílio do primeiro que foi comido por um fantasma, destaque para o "ghost train boost", uma forma de evasão dos fantasmas que adquirem uma forma especial consoante uma série de combinações. Se os flanquearem a pontuação será multiplicada. A estrutura do jogo é toda 3D, tanto em personagens como mapas, mas a jogabilidade preserva a marca do original. O que também funciona muito bem é a existência de uma grande variedade de modos de jogo e opções, assentes em mapas muito diversificados.
Existe uma opção "time attack" e "bosses" para defrontar, com regras específicas para esses confrontos. A nota dominante desta experiência é mesmo a opção jogo cooperativo para dois jogadores, o efeito Plus que confere exclusividade a esta versão desenvolvida para a Nintendo Switch. É a derradeira experiência de Pac-Man e será lançada no dia 22 de Fevereiro.