Passar para o conteúdo principal

Pachter diz que a PlayStation 4 Pro é uma pechincha a €399

Outros analistas dizem que vai cativar um número limitado de jogadores.

A Sony revelou esta semana duas novas versões da PlayStation 4 que estarão disponíveis a tempo deste Natal, e apesar de não ser uma surpresa, alguns analistas creditam que foi um gesto agressivo da Sony, que quer manter o seu domínio.

Em declarações ao Gamesindustry.biz, Michael Pachter, famoso analista da Wedbush Securities, disse que, "O preço dá uma grande vantagem à Sony. A PS4 Slim vai competir com a Xbox One S, mas a PS4 Pro é uma pechincha a €399. Pelo mesmo preço da Xbox One S de 2TB, tens 1TB e ficas pronto para o futuro a 4K. Penso que vai vender muito bem no Natal, e fiquei surpreendido por saber que sai este ano."

David Cole, da DFC Intelligence, foi mais longe e diz até que "este pode ser o último prego no caixão para a Xbox One agora que a Microsoft disse aos consumidores para esperarem até 2017. A Sony terá um sistema poderoso com VR agora e um plano bem executado que deixa os consumidores sem motivo para esperar. É uma proposta muito apelativa."

Joost van Dreunen da SuperData também referiu o preço das duas versões da PlayStation 4 como um pronto de destaque, que combinado com o apoio das editoras, permitirá à Sony ter um Natal em força.

Já Lewis Ward da IDC acredita que a PS4 Pro não afectará em nada a Xbox Project Scorpio pois apesar do preço e data surpreenderem, ainda não existem muitas TVs 4K e HDR no mercado, quanto mais as que têm as duas, e questiona se a PS4 Pro irá realmente vender assim tanto neste Natal. Ward acredita que é mais uma questão de chegar primeiro e preparar a consola para o futuro, enquanto os jogadores vão deixando as TVs 4K HDR baixar de preço para as comprar.

Piers Harding-Rolls, da IHS, também acredita que as vendas da PS4 Pro estarão limitadas a uma minoria e que em 2016 serão vendidas perto de 1.5 milhões de consolas Pro. Harding-Rolls acredita que a Xbox One S poderá ter a vantagem pois o modelo de €299 retira algum do protagonismo à PS4 Pro em termos de funcionalidades 4K.

Mike Goodman acrescenta ainda que a Microsoft está numa posição muito confortável pois pode sentar-se e assistir à reacção do mercado à PS4 Pro, para ajustar os seus planos de acordo. Especialmente porque de momento é difícil saber se os jogadores de consola estão dispostos a aderir ao modelo de negócio dos smartphones e comprar uma nova de dois em dois anos.

De acordo com analistas com os quais o Gamesindustry.biz conversou, até ao final do ano existirão 83.8 milhões de TVs 4K UHD nas casas de consumidores de todo o mundo, mas as TVs compatíveis com HDR serão apenas entre 3 a 3.5 milhões.

Lê também