Pachter: Xbox não conseguirá encurtar distância para a PS4
A Sony recuperou a audiência perdida com a PS3.
No mais recente Pachter Factor, o famoso analista Michael Pachter foi questionado sobre o que pode a Microsoft fazer para reduzir a diferença entre a Xbox One e a PlayStation 4. A sua resposta foi, "nada".
Dois anos depois do lançamento, não há nada que a Xbox consiga fazer para aproximar a Xbox One da PlayStation 4. Pachter relembra que na altura da PlayStation 2, a consola mais bem sucedida da Sony, conseguiu vender 170 milhões de unidades, enquanto a consola mais bem sucedida da Microsoft, a Xbox 360, vendeu 80 milhões de unidades.
"Devemos começar cada ciclo de consolas presumindo que a Sony vai vender o dobro da Microsoft, porque têm o dobro das pessoas que conhecem a sua consola e gostam dela."
Pachter considera que é espantoso a firmeza com que a Xbox One está a lutar contra a PlayStation 4 em termos de vendas e diz que a Sony conseguiu recuperar os consumidores que perdeu no início da era PlayStation 3.
"Acredito que a Microsoft tentará tudo para vencer nos Estados Unidos da América e provavelmente vai falhar. Vai esperar vencer globalmente e provavelmente vai falhar."
Para Pachter são os exclusivos first-party que motivam os consumidores a comprar uma determinada consola mas de momento esses exclusivos ainda não estão suficientemente diferenciados para fazer uma diferença. Os consumidores estão a escolher a consola baseado nas séries que mais gostam.
No entanto, Pachter relembra que o facto da Xbox One estar atrás da PlayStation 4 não significa que não esteja a ser bem sucedida. A consola está a vender quase tão bem quanto a concorrente e não dá sinais de parar.
"Desde que tenham lucro e vendam muitas unidades, estão a ganhar."