Padre acusado de gastar 39 mil euros da igreja em Candy Crush e Pokémon Go
Alega que não prestou atenção aos detalhes.
Lawrence Kozak, padre católico em Pottstown, na Pennsylvania, nos Estados Unidos, foi acusado pela polícia de gastar 39 mil euros em Candy Crush, Mario Kart Tour, Pokémon GO, Cash Frenzy, jogos de objetos escondidos e máquinas de sorte.
Kozak foi acusado de usar o cartão de crédito associado à Paróquia de Saint Thomas More para gastar o referido valor nestes jogos ao longo de vários anos. De acordo com as autoridades, obrigado ao PCGamer, desde 2019 que usava o cartão associado à paróquia para efetuar gastos nestes jogos mobile.
O padre disse às autoridades que o cartão pessoal está associado ao seu iPhone, tal como o da paróquia que é usado para pagar por “streaming e o Microsoft Office”. Segundo alega, efetuou as compras nos jogos com o cartão da paróquia por acidente, uma vez que não é pessoa de prestar atenção aos detalhes.
A investigação da polícia indica que entre 2018 e 2022, o padre gastou mais de 212 mil euros em compras e jogos de sorte. Alguns dos gastos coincidem com transações irregulares nos registos financeiros da igreja, mas também foram descobertos pagamentos de uma conta pessoal para a conta da igreja.
Além disto, foram descobertas compras pessoais na Amazon, efetuadas com o cartão associado à igreja, o que levou os superiores de Kozak a colocá-lo numa licença sem salário, enquanto a investigação decorre.