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Paladins - Dicas para personalizar Campeões, cartas lendárias, crafting e mais

O jogo chegou à PS4 e Xbox One. Isto é o que precisas para começar a jogar.

Paladins é um shooter na primeira pessoa dos criadores de SMITE e acabou de chegar à PlayStation 4 e Xbox One como um jogo gratuito. Depois da beta fechada no PC em Novembro de 2015 e de várias actualizações, Paladins é agora jogado por mais de 8 milhões de jogadores no PC. A Hi-Rez Studios, responsável pelo jogo, pretende agora aumentar ao máximo o número de jogadores dedicados a Paladins.

Como nos explica o Digital Foundry, Paladins desfruta de uma bela performance em todas as plataformas e como é gratuito, joga na que preferes. Todos já sabem que é muito similar a Overwatch mas é um jogo com os seus méritos e com bastantes diferenças em relação ao fenómeno da Blizzard. Por outro lado, não te esqueças que é gratuito por isso não custa nada experimentar.

Para os que estão decididos a experimentar, elaboramos este guia para iniciantes, que procuram agora descobrir as melhores formas de iniciar a sua vida em Paladins.


O Básico

Na mais recente actualização, Paladins conta com 27 Campeões que estão divididos por diferentes classes: Front Line, Damage, Spport e Flank. Todos eles com o seu propósito específico.

  • Front Line - Conseguem aguentar muito dano ou segurar um ponto de controlo com um escudo ou barreiras.
  • Damage - Os que mais dano causam e alguns até podem atacar por área de dano.
  • Support - Praticamente obrigatórios numa equipa, conseguem apoiar e curar.
  • Flank - Grande mobilidade e forte dano, com capacidade para flanquear e derrotar alvos poderosos

Sendo um jogo gratuito, Paladins apenas oferece 8 Campeões. Terás de ganhar Gold (moeda in-game que ganhas ao jogar) para comprar mais ou usar Cristais (moeda in-game comprada com dinheiro real) para obter mais. No entanto, podes adquirir o Pacote de Fundador por €19.99 e obter acesso a todos os conteúdos (incluindo futuros heróis).

Todos os heróis têm uma arma, 4 habilidades e um Ultimate. Todas as habilidades têm um tempo de arrefecimento após serem usadas.

Existem 14 mapas e 3 modos de jogo:

  • Siege - Escolta uma carga e captura um ponto.
  • Payload - Duas rondas de escolta e defesa de uma carroça.
  • Survival - Todos contra todos.

Siege e Payload são os mais populares pois não só são mais profundos como tiram proveito da verticalidade de alguns mapas. A escolta de objectos ou a captura de pontos exige uma equipa equilibrada e é necessário escolher o teu Campeão sabendo que não poderás trocar. É provavelmente aqui que passarás a maior parte do teu tempo.

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Itens, Defesa, Cura, Utilidade e Ataque

O que diferencia Paladins de outros shooters por equipa é o seu sistema de itens. Estas cartas únicas são compradas durante as partidas e permite-te ganhar benefícios baseado nas 4 categorias diferentes: defesa, utilidade, cura e ataque. Cada uma providencia melhorias específicas e cada uma pode ser melhorada até 3x.

Os itens são comprados com Créditos ganhos ao jogar (basta matar um participar num objectivo9 e assim que os gastares num item, não os podes reclamar de volta.

Escolher o item correcto para o teu Campeão depende das suas habilidades específicas e algumas classes combinam melhor com alguns itens do que com outros. Não é algo que vá arruinar a tua experiência, mas uma boa combinação poderá tornar-se decisiva para aumentar o teu dano, por exemplo. A classe Front Line geralmente opta por Haven (que reduz o dano sofrido) enquanto a classe Support combina melhor com Chronos (reduz o tempo de arrefecimento).

Existem 16 itens e podes escolher 3 em cada partida, a chave é escolher os itens que melhor encaixam no teu estilo de jogo e na tua classe. Isso exige um conhecimento do Campeão que vais usar, do estilo de jogo que vais adoptar e também do tipo de inimigos que vais enfrentar.

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Cartas e Loadout

O seu sistema de cartas é uma componente integral, um método de personalizar o Campeão da forma que queres jogar. Ao contrário dos itens, o loadout das cartas é determinado antes da partida e não pode ser alterado.

Cada Campeão tem a sua colecção de cartas, dividida em quatro partes (geralmente para a primeira, segunda e terceira habilidade, tal como para a tua armadura e/ou arma). Cada carta está ainda colocada numa classe: Comum, Rara e épica.

Tens 12 pontos para investir em cada carta, quanto mais pontos gastas numa, melhores serão os seus efeitos. Tu decides quais as que queres melhorar. Um loadout completo é composto por 5 cartas (5 pontos) e podes escolher essas 5 cartas de qualquer área. Tudo depende do estilo de jogo para o Campeão que escolheste.

Se escolheres Willow para aplicar dano, o melhor é uma carta que permite tirar mais dano com o seu ataque, favorecendo ainda a mobilidade e recarregar mais rápido

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Cartas Lendárias

Uma outra camada de personalização além dos itens e do loadout é a existência de cartas Lendárias. Todos os Campeões de Paladins começam com uma. Existem três disponíveis para cada e não são parte do teu loadout, são escolhidas no início do jogo. São incrivelmente poderosas e melhoram imenso cada Campeão.

Cada carta procura melhorar de forma significativa habilidades ou comportamentos de cada Campeão e terás de decidir quais preferes e, talvez mais importante, o melhor valor de cada uma tendo em conta os adversários.

Para desfrutares dos benefícios das cartas Lendárias precisas de Essência, cada uma custa 12,000 de Essência - por campeão - o que é muito caro na economia de Paladins.

A melhor recomendação é apenas comprar carta Lendárias para os Campeões que gostas mesmo de usar, caso contrário poderás sentir que investiste mal a tua Essência.

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Craft de Cartas

Parte integral de Paladins e do seu sistema de progressão é a capacidade de criar cartas. Todos os Campeões têm cartas bloqueadas, sendo necessária Essência para as criar.

Ganhas Essência por cada carta duplicada, pro completar o tutorial ou ao comprar o Pacote de Fundador. A tua fonte de cartas duplicadas são os Radiant Chests, comprados com dinheiro real ou Gold ganho a jogar.

A maioria das cartas são baratas de criar (500 pelas mais baratas, 5000 pelas mais caras) e completar o tutorial permite-te criar uma boa quantidade de cartas para vários Campeões.

É melhor comprar o Pacote de Fundador e completar o tuturial (ganhas 72,000 + 36,000 de Essência) do que investir dinheiro real e esperar pela sorte do sistema aleatório.

No entanto fica o aviso, sem Radiant Chests ou o Pacote de Fundador, vais precisar de algum tempo até conseguires criar cartas para a grande maioria dos Campeões.

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Loja

Paladins é um jogo free to play e oferece uma loja com vários serviços que te permitem comprar:

  • Campeões - Se não compraste o Pacote Fundador
  • Itens Cosméticos - Roupas e emotes
  • Boosts - Melhoram o ganho de Gold e XP
  • Chests - Contêm itens ou Cartas únicos

Não precisas comprar Chests, Boosts ou Cosméticos mas se quiseres a melhor experiência de jogo, Paladins certamente inclina-se para isso. Um novo Campeão custa 7500 Gold, enquanto o resto geralmente custa 5000 Gold ou 200 Cristais.

Para teres uma ideia, 200 Cristais custam €4.99, o que é suficiente para comprar um campeão ou 4 Chests. Não é preciso fazer muitas contas para perceber que comprar os campeões em separado é muito mais caro do que comprar o Pacote de Fundador.

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Os preços não são maus e a rotação de heróis permite-te comprar apenas os que mais gostas sem gastar dinheiro. No entanto, se começares a gostar do jogo e sentires que vais passar aqui muito tempo, o melhor é mesmo adquirir logo o Pacote de Fundador, o valor é recompensador para quem quer jogar Paladins a longo prazo.


Paladins está neste momento disponível na Xbox One, PlayStation 4 e PC como um jogo gratuito. Caso queiras, podes investir €19.99 no Pacote de Fundador e desbloquear desde logo o acesso a todos os Campeões e 76,000 de Essência.

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