Paper Mario remake devolve estatuto trans a personagem
Vivian declara-se como irmã e não irmão.
No remake de Paper Mario: The Thousand Year Door para a Nintendo Switch, que ficará disponível a partir de 23 de maio, a Nintendo efetuou mudanças no texto da versão ocidental para ir ao encontro da versão original japonesa, o que permite apresentar Vivian como uma personagem transgénero.
Na versão original japonesa de 2004 para a Nintendo GameCube, a irmã de Vivian diz-lhe que não se pode considerar uma “Shadow Sister” pois é um homem, algo pelo qual Vivian pede desculpas e diz ter sido um erro da sua parte.
Na maioria das versões europeias do jogo original, isto foi ajustado para Vivian demonstrar com maior firmeza que se transformou numa mulher, através do diálogo no qual diz que “agora também sou uma mulher e estou orgulhosa de me ter transformado numa mulher”. No entanto, isto foi alterado nas versões da Alemanha e Reino Unido.
Agora, de acordo com o My Nintendo News, a Nintendo mudou novamente os diálogos para confirmar na versão inglesa que Vivian é trans, ao dizer que “demorou-me um bocado a perceber que era irmã delas…não irmão”.
O remake de Paper Mario: The Thousand Year Door chega dentro de dias e podes ler mais sobre ele na nossa análise.