Passar para o conteúdo principal

Para Epic Games existem demasiadas plataformas

Algumas vão ficar para trás.

Tim Sweeney, diretor técnico da Epic Games, disse que atualmente existem no mercado muitas plataformas a competir entre si.

Sweeney falou durante o evento DICE 2012 que os consumidores têm uma vasta escolha, por entre tablets, PC, smartphones, Mac, consolas e portáteis, e prevê estas que sairão vencedoras ou perdedoras segundo as escolhas que fizerem.

"São muitas plataformas," disse ele. "Estamos a ver agora que as vendas do iPad ultrapassaram as vendas dos PCs. Esta é uma verdadeira revelação, trata-se de um produto que foi inventado há poucos anos e que está basicamente a suplantar os computadores pessoais."

Ele alertou o público para esperarem alguma "consolidação", ou seja, alguns dos concorrentes irão ficar de fora da corrida, e contou que quem será vencedor ou perdedor será determinado por quem escolher os caminhos certos e executá-los com sucesso.

"Com o tempo estas plataformas serão reduzidas a um conjunto de plataformas que irão competir entre si por entre as 3 vencedoras no mundo - os computadores, as plataformas de jogos e os smartphones."

Sweeney falou sobre uma série de tecnologias emergentes como os próximos grandes passos na computação, incluindo os controlos por movimento semelhantes ao Kinect, ao cloud gaming e à realidade aumentada.

"Existem muitos desafios técnicos," disse ele. "Estamos a arranhar a superfície das implicações do consumidor, o que podemos fazer com um iPad ou iPhone hoje está limitado pela nossa experiência com os nossos computadores e com a nossa história."

"Eu vejo um futuro brilhante para a tecnologia e as suas implicações nos jogos. A habilidade dos produtores de jogos para explorar outro aumento de mil vezes no poder da computação nas futuras gerações de plataformas."

"Algumas serão consolas, outras serão PCs e alguns tablets. O factor forma não podemos prever, mas a oportunidade está aí. Os dias mais brilhantes da nossa indústria ainda estão por vir."

Lê também