Passar para o conteúdo principal

Para Pachter Sony não lucra com PSN Pass

Anúncio não foi no momento apropriado.

Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan, deu a sua opinião sobre o facto da Sony ter revelado que irá lançar o PSN Pass nos jogos PS3 first-party a fim de combater o mercado de segunda mão.

Pachter mostrou estar desconfiado do sucesso que a companhia possa conseguir com esta estratégia.

"O PSN Pass não é lançado no melhor momento. Estou curioso para saber se eles irão ganhar dinheiro com isso, eu espero que não," comentou ele na sua conta do Twitter.

"Penso que a Sony cometeu uma série de erros com o PSN Pass. Primeiro, não deveria chamar-se PSN qualquer coisa, é um passe para as partidas online ligado a um determinado jogo. O nome dá a entender que o utilizador terá que ter algum tipo de acesso à PSN."

"Segundo, veio depois dos problemas surgidos com a PSN, o que é uma péssima forma de impor um novo pagamento para algo que anteriormente era gratuito. Não discuto o seu direito de fazer tal coisa, e existem antecedentes como a EA, Ubisoft, Capcom, etc que usam-no para reprimir as vendas de jogos usados, mas a Sony devia ter esperado até ao próximo ano, uma vez que a interrupção da PSN ainda está tão fresca na memória das pessoas."

"Existe também uma questão de timing. Eles oferecem coisas gratuitas (PSN Plus, downloads gratuitos) pelo inconveniente da interrupção da PSN, e estes presentes expiraram no dia 3 de julho. Menos de uma semana depois, eles implemente um plano para cobrar por algo que anteriormente era gratuito. Eles assim parecem-se incrivelmente gananciosos."

"Por fim, as pessoas que jogam online e que compram um jogo novo, e as pessoas que o compram usado fazem-no primeiramente pela sua experiência single player. Os jogos online da Sony não são todos assim tão robustos, e o PSN Pass aplica-se apenas aos títulos first-party, por isso isto não é assim uma grande coisa. A minha previsão é de que a Sony faça menos de 10 milhões de dólares por ano com isso, talvez até menos de 5 milhões, e isso penso que não valerá a pena a exposição às criticas que irá gerar."

É óbvio que Pachter não espera que a Sony volte com a sua palavra atrás depois de anunciar o PSN Pass esta semana, como tal só nos resta aguardar por setembro, altura em que Resistance 3 será lançado no mercado, para ver as reacções dos jogadores perante este serviço.

Lê também