Passar por espaços apertados não é para disfarçar loadings
É para gerir a atenção do jogador.
A semanas do lançamento de God of War: Ragnarok, o próximo promissor épico da PlayStation Studios, a conversa em torno dos ecrãs de carregamento voltou pois foi revelado gameplay com momentos em que Kratos passa por espaços apertados de forma lenta, o que para muitos é visto como uma forma de disfarçar ecrãs de carregamento.
A presença de um SSD nas consolas de nova geração ajuda a eliminar ou reduzir ao mínimo os tempos de espera, mas em jogos cross-gen, como Ragnarok que também terá versão PS4, são precisas formas de gerir esse elemento da experiência, mas diversos trabalhadores da indústria asseguram que esses momentos não estão relacionados com a gestão dos loadings.
Kurt Margenau, diretor em The Last of Us: Part 2 da Naughty Dog, comentou a situação e afirma que os momentos nos quais a personagem passa por buracos nas paredes não são usados para disfarçar loagins, mas sim para gerir a atenção do jogador e design da experiência.
"Usamos a passagem por espaços apertados como uma válvula, para impedir que o jogador volte atrás e os boosts servem para impedir que deixes o espaço de combate antes de estarem todos mortos."
"Claro, sempre que impedes o jogador se seguir em frente ou recuar, estás a ajudar nos loadings. Qualquer válvula significa que podes largar o nível anterior e carregar o próximo. Mas apenas após a passagem apertada ser terminada."
"Para nós, esse momento é para um efeito dramático, apertar-te antes de te largar num espaço aberto ou garantir que estás a entrar no espaço seguinte do ângulo exato, provavelmente ter uma cena animada para a qual transitas após essa passagem."
Grant Parker, que trabalhou em dois dos mais recentes jogos Tomb Raider e Avengers, também comentou a situação e diz que no caso dos seus jogos, raramente o "espremer" do jogador serviu para disfarçar loadings.
"Não trabalhei em Gow, mas tenho muita experiência com passagens apertadas em dois jogos Tomb Raider e Avengers. Esses momentos raramente foram usados para carregar coisas à frente."
"Ritmo, tom, impedir que voltem atrás, sim. Loadings, apenas me lembro de um exemplo em talvez 100," disse Parker.