Patrão da Nvidia: Já não é possível produzir gráficos sem IA
PS5 Pro segue o mesmo caminho.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, destacou recentemente a importância crescente da inteligência artificial no domínio da computação gráfica durante a conferência Goldman Sachs Communacopia + Technology, conforme reportado pelo SeekingAlpha. Huang afirmou que a IA se tornou essencial para a produção das capacidades gráficas atuais, revelando que a empresa já não consegue avançar neste sector sem a ajuda desta tecnologia.
Huang explicou que, no processo de criação de gráficos, a IA não só melhora a qualidade visual, como também poupa energia. Em vez de calcular diretamente todos os detalhes de uma imagem, a IA permite que apenas uma parte seja calculada, enquanto o resto é deduzido, o que reduz significativamente o consumo de energia. Esta abordagem não só melhora a eficiência energética, como também proporciona um desempenho de imagem superior.
A Nvidia aplica a IA na sua tecnologia DLSS, que melhora o desempenho através da geração inteligente de fotogramas adicionais. Recentemente, foi revelado que a Sony está a integrar uma abordagem semelhante com a IA PSSR na nova PS5 Pro.
Embora a utilização de IA seja frequentemente criticada pelos seus elevados custos energéticos, Huang argumentou que os ganhos de produtividade superam largamente os problemas. Salientou que a maioria dos engenheiros de software da Nvidia utiliza atualmente geradores de código baseados em IA, que fornecem um apoio permanente considerável na criação de software.
Huang concluiu observando que a força de trabalho da Nvidia de 32.000 funcionários está agora rodeada por um número muito maior de engenheiros digitais que ajudam constantemente nas suas tarefas, ilustrando a crescente integração da IA no trabalho da empresa.