Patrão da PlayStation reafirma compromisso com narrativas ricas e visuais deslumbrantes
Serviços como o Game Pass são "destruidores de valor".
Jim Ryan, Diretor Executivo da Sony Interactive Entertainment, garantiu que os jogos baseados em histórias continuarão a ser uma parte fundamental da linha de jogos da Sony. Apesar do crescente envolvimento da Sony no espaço dos serviços vivos, Ryan sublinhou a importância contínua das experiências narrativas que se tornaram sinónimo da PlayStation.
Estes comentários de Jim Ryan, trazidos pelo Gamingbolt, vieram a lume durante uma recente fuga de informação de uma sessão de perguntas e respostas com analistas em 2022, que fazia parte das fugas de informação sobre os documentos judiciais da Microsoft. Ryan foi questionado sobre os planos da Sony para duplicar as suas receitas provenientes de jogos originais, em especial no que diz respeito aos 10 títulos programados para serem lançados antes de abril de 2026 (agora alargados para 12 lançamentos no mesmo período). Em resposta, Ryan esclareceu que nem todos estes lançamentos deverão ser grandes sucessos, e que o sucesso variará consoante o caso. Sublinhou que a empresa vai continuar a publicar títulos ricos em narrativas, que têm sido a base do esforço da PlayStation.
Ryan afirmou: "Seria ingénuo da nossa parte assumir que todos os 10 jogos serão grandes sucessos, pelo que essa não é uma condição necessária para duplicarmos as receitas dos jogos originais. Não é certamente isso que estamos a assumir. É evidente que a distinção entre um êxito e um não êxito não é algo simples. E não se esqueçam que, ao fazermos isto, continuaremos a publicar os jogos que nos têm servido tão bem ao longo dos anos. Estes jogos para um jogador, graficamente bonitos e ricos em narrativas continuarão a ser a base do nosso negócio de publicações próprias."
Este facto reafirma o compromisso da Sony em produzir jogos single-player com histórias e visualmente deslumbrantes, em linha com declarações anteriores feitas pela liderança da PlayStation, incluindo Hermen Hulst, o diretor dos PlayStation Studios. Hulst tinha afirmado anteriormente que os estúdios da Sony iriam "continuar sempre a fazer jogos single-player baseados em narrativas".
Para além de salientar a importância dos jogos baseados em histórias, Jim Ryan também expressou a sua opinião, partilhada por muitas editoras do sector, de que serviços como o Game Pass são "destruidores de valor". Esta perspetiva reflete o debate em curso na indústria dos videojogos sobre a sustentabilidade e a rentabilidade de serviços baseados em subscrições como o Game Pass.