Carmack: "PC não é plataforma líder para jogadores"
id Software preferiu focar-se nas consolas.
Para John Carmack as consolas tornaram-se no foco principal dos jogos, ficando acima dos PC, plataforma que era habitualmente a preferida da id Software, produtora que criou jogos como Doom e Quake.
Os comentários surgiram após o lançamento de Rage nas consolas de alta definição e PC. Neste último foram mais que muitas as críticas sobre o desempenho do jogo, incluindo erros gráficos no carregamento das texturas. E foi precisamente hoje que está disponível um patch para corrigir as opções de configuração.
"Os problemas com as drivers no lançamento foram uma m****," comentou Carmack. "Metade dos utilizadores de PC tinham um produto que basicamente não funcionava."
As críticas dos jogadores do PC foram mais além dos problemas de desempenho, já que se esperava que o jogo se tornasse num novo marco da plataforma, e sentiram que o mesmo não estava desenhado de origem para o PC, algo que Carmack respondeu afirmando simplesmente que a sua atenção já não está só no PC.
"Não vemos o PC como a plataforma líder para os jogadores. Isto vai chatear algumas pessoas, mas é difícil dizer o contrário; ambas as versões de consola têm um público mais vasto que o do PC."
"Um PC último modelo é quase dez vezes mais potente que uma consola e proporciona indiscutivelmente uma melhor experiência se olhares do ponto de vista do design e se puderes investir a mesma quantidade de recursos".
"Hoje em dia a maior parte da qualidade de um jogo vem do esforço do desenvolvimento posto nele, e não da tecnologia que usa. Um jogo criado com um décimo dos recursos numa plataforma mais potente será um produto inferior em quase tudo."
"Podes escolher desenhar um jogo pensado nas características de um PC último modelo e fazer versões consola que falhem do ponto de vista de design, ou desenhar um pensado nas consolas e dar ao PC uma melhoria na qualidade. Nós escolhemos esta última opção."