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Perito diz que Nintendo pode ter criado patentes para atingir especificamente Palworld

"Extremamente plausível que estas alegações tenham sido elaboradas para abranger aspetos de Palworld"

Crédito da imagem: Pocketpair / The Pokémon Company

Ao processar a Pocketpair, produtora do jogo Palworld, por alegada violação de múltiplas patentes, a Nintendo tomou uma decisão bastante clara no sentido de proteger os seus direitos de propriedade intelectual. De acordo com novas informações partilhadas pelo Eurogamer, os especialistas na matéria acreditam que a estratégia da Nintendo parece ter sido concebida com o objetivo específico de combater elementos presentes em Palworld.

Andrew Velzen, advogado associado da firma de advocacia MBHB e especializado em propriedade intelectual, analisou o caso num artigo para o Gamesindustry.biz, indicando que várias patentes mencionadas pela Nintendo concentram-se na mecânica de jogo relacionada com a captura e utilização de personagens, uma caraterística nuclear tanto em Palworld como em Pokémon. Um ponto relevante é o facto das patentes em questão só terem sido submetidas após o lançamento de Palworld, o que sugere que a Nintendo poderá ter ajustado as suas reivindicações para se alinhar com o design do jogo Pocketpair.

De acordo com Velzen, é razoável supor que as patentes registadas pela Nintendo nos Estados Unidos foram criadas com o objetivo específico de atingir Palworld. Velzen argumenta que é altamente plausível que as reivindicações feitas pela Nintendo tenham sido concebidas para cobrir aspetos presentes no jogo da Pocketpair, fortalecendo a ideia de que a empresa japonesa vê Palworld como uma potencial ameaça à sua propriedade intelectual, especialmente no que diz respeito a mecânicas semelhantes às encontradas em Pokémon.

As patentes apresentadas pela Nintendo incluem mecânicas como a captura e a criação de personagens no jogo, especialmente em situações aéreas, algo que Velzen salienta ser “altamente plausível” ter sido direcionado a Palworld. Estas patentes foram submetidas a um processo de exame urgente no Japão, o que demonstra a urgência com que a Nintendo está a tentar resolver a questão.

Para além das patentes apresentadas no Japão, a Nintendo também apresentou patentes semelhantes nos Estados Unidos em maio de 2024, vários meses depois da The Pokémon Company ter anunciado uma investigação sobre possíveis violações da propriedade intelectual por parte de Palworld. No entanto, até ao momento, ambas as patentes submetidas nos EUA foram rejeitadas com base na elegibilidade e na obviedade, o que deixa em aberto a possibilidade de uma reformulação ou defesa das patentes por parte da Nintendo.

A estratégia da Nintendo poderá expandir-se para além do Japão, dependendo do resultado da atual ação judicial e de quaisquer correções às suas patentes nos Estados Unidos. Se a ação judicial for bem sucedida, é possível que a empresa apresente uma ação semelhante nos tribunais norte-americanos.

Por outro lado, a Pocketpair, apesar de confirmar a receção da notificação legal da Nintendo, disse que “não tinha conhecimento das patentes específicas” que são objeto do processo. A produtora comprometeu-se a lutar contra o processo, argumentando que os pequenos estúdios não devem ser impedidos de explorar ideias criativas.

Entretanto, Palworld foi lançado para a PS5 em 68 países durante a semana que terminou, mas o Japão ficou de fora, dando azo a que muitos especulem que o processo judicial atualmente em curso poderá ter influenciado esta decisão.

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