Phil Spencer fala sobre a estratégia da Xbox One e da concorrente PS4
Segundo ele a Microsoft quer apostar nos first-party, enquanto que a Sony está a comprar acordos com as third-party.
Phil Spencer, o máximo responsável pela divisão Xbox, em entrevista com o Gamespot, falou sobre o sempre polémico tema dos exclusivos de terceiros.
Perante a questão sobre se a Sony estava a monopolizar o mercado das third party devido às exclusividades recentes como a de Street Fighter V, ou a temporária como as dos DLC de Call of Duty: Black Ops 3, Spencer respondeu o seguinte:
"Eles não estão a monopolizar acordos. Eles estão a comprá-los. Eu leio as mesmas coisas que vocês e sei que há pessoas que pensam que ter um exclusivo com uma third-party é mais barato se tiveres uma fatia de mercado maior. Mas posso garantir-vos que não tem nada a ver com isso. Quando chegas a um acordo com uma third-party, esta tem a sua própria visão do mercado global e do valor dele. E elas vão pensar nos seus materiais e do quão valiosos eles são para elas. É o que faz toda a gente quando estão a vender os seus bens."
"Eu conduzi uma first-party antes de ser o chefe da Xbox e quando cheguei a este trabalho pensei que havia muitas pessoas que esperavam que me centrasse nas first-party. A minha visão é que existem companhias melhores que nós em termos de estúdios internos, como a Nintendo, que tem um catálogo muito forte de PIs e muitas personagens com as quais podem jogar," disse Spencer. "Isso permite-lhes fazer um grande trabalho em criar coisas que interessam às pessoas."
Ao ser questionado sobre o facto da Sony estar a ter vários acordos de exclusividade com as third party e a Microsoft não, ele respondeu que, "Estamos a tomar a decisão consciente de nos focarmos em jogos first-party," insistiu ele numa mensagem que já tinha feito passar há uns dias.
"É apenas uma decisão. Pela natureza disto, sei que criares os teus próprios exclusivos internos é mais difícil do que fazer acordos com terceiros", respondeu ele mas ao mesmo tempo reconhecendo que a Sony também tem muitos conteúdos internos de qualidade.
"Mas também posso apontar que a Sony tem algumas grandes franquias first-party. Sou um grande fã de Uncharted e penso que esteve excelente na E3. Admiro muito a Naughty Dog e admiro também a equipa da Polyphony."