Passar para o conteúdo principal

Phil Spencer relembra como evitou o encerramento da Xbox em 2014

Convenceu a Microsoft a dar-lhe uma oportunidade.

Phil Spencer voltou a falar de como entrou para a divisão Xbox da Microsoft e se tornou no seu principal responsável, algo que envolveu convencer a Microsoft a não abandonar a indústria dos videojogos.

Spencer já tinha contado como teve de convencer Satya Nadella a manter a divisão Xbox, mas numa recente entrevista com o Shacknews, voltou a relembrar o estado da divisão Xbox em 2013 e como teve de lutar para dar a volta por cima.

Questionado sobre o que aconteceu à equipa Xbox em 2013, quando Don Mattrick anuncia a Xbox One poucos meses depois sai da Microsoft, meros meses antes do lançamento da Xbox One, Spencer falou numa equipa fragmentada.

"O que aconteceu foi que quando o Don saiu, a equipa Xbox ficou, bem, ficou distribuída pela companhia no que diria que não era uma forma viável para a Xbox. Isto foi antes do lançamento da Xbox One. O Don saiu em Junho, penso eu, mesmo após a E3 desse ano. O lançamento era em Novembro. Tínhamos meses pela frente até ao lançamento da consola sem um líder, Marc Whitten, que era a minha espécie de cogestor, ele liderava a equipa da plataforma. Eu era responsável pelos estúdios internos, o Mac acabou por ir para a divisão Windows. Eu fiquei a liderar os jogos internos noutra parte da companhia."

Spencer diz que a equipa Xbox estava partida em 3 partes e com o difícil objetivo de lançar uma consola, em condições que não eram as ideais. "Conseguimos e lançámos a Xbox One na sua maioria a tempo. Diria que algumas partes da plataforma não estavam totalmente terminadas no lançamento, mas kudos para a equipa por terem feito o que podiam."

Em Fevereiro de 2014, Satya Nadella tornou-se CEO da Microsoft e foi neste momento que Phil Spencer foi chamado para convencer o responsável máximo pela Microsoft a manter viva a divisão Xbox.

"Satya torna-se CEO em Fevereiro. A questão passa a ser, seguimos em frente com a Xbox? Vendemos muito menos do que a PlayStation naquela altura do mercado. Continuamos investidos nisto? Ou tomamos uma decisão diferente?"

Segundo Spencer, a conversa contou com uma apresentação sua, na qual lutou pela sobrevivência da Xbox e mostrou como os videojogos se poderiam tornar numa parte muito importante da Microsoft.

"Ele não percebia muito bem ainda, não em termos de inteligência, ele simplesmente não esteve perto disto. Mas estava disposta a apostar em nós enquanto equipa. Eu disse, 'A coisa que preciso, se vou assumir a liderança deste grupo, é que preciso de o reunir. Não posso ter a minha equipa de hardware aqui e a equipa da plataforma ali e a equipa first-party acolá."

Nadella concordou e voltou a juntar a equipa Xbox, mas Spencer acredita que ficou na liderança apenas porque os outros líderes tinham ido embora e ele foi a única pessoa a ficar para defender a marca.

Ver no Youtube

Lê também