Pirataria chega à PS4 no Brasil
Várias lojas praticam um método que permite clonar jogos de uma consola para a outra.
Já existe uma forma de jogar jogos copiados ilegalmente na PlayStation 4. O método foi descoberto recentemente e está a ganhar fama no Brasil, de acordo com o UOL Jogos, que visitou uma das lojas em São Paulo para conferir se rumores eram verdadeiros.
O novo método é diferente da partilha de contas. A explicação dada por um dos funcionários das lojas é que o processo consiste em clonar uma PlayStation 4 para outra unidade, copiando os dados da bios, processador e videojogos associados. Isto permite que jogos comprados uma vez sejam clonados vezes sem conta para outras consolas e sem os riscos das contas partilhadas.
Um funcionário de uma loja diferente disse até que os jogos clonados podem ser atualizados e funcionam online. "Podes jogar online e nem a Sony vai saber se estás a jogar um jogo original ou não," foi dito.
O processo de clonagem, que aparentemente foi inventado na Rússia, requer apenas um programa especial e o micro-computador Raspberry Pi programado para este efeito.
O processo demora alguns dias e o disco das consolas entregues pelos clientes é completamente apagado. Para conferir que o método resulta, o site entregou a uma das lojas uma PlayStation 4. Passado alguns dias levantou a consola e conferiu que os vários jogos instalados funcionavam.
Na PS3 a Sony conseguiu combater a pirataria com atualizações para a consola. Na PS4 a companhia ainda não comentou sobre o assunto nem quais medidas tomará.