Platinum Games sobre problema com jogos Japoneses
Maioria dos estúdios não conseguem competir com Ocidente.
Jean Kellams, escritor e coordenador internacional na Platinum Games, escreveu no Twitter os seus pensamentos sobre o estado da indústria de videojogos Japonesa e sobre qual o "problema" que enfrenta.
"O problema com os jogos Japoneses não é serem jogos JPN ou Ocidentalizados. O problema com os jogos JPN é simples: A maioria deles não são jogos muito bons. As pessoas não os compram."
"A maioria das editoras/estúdios do Japão não podem investir dinheiro/mão de obra suficiente para competir com as excecionais produções Ocidentais. O risco é muito alto. Custa dinheiro e suor para destacar as coisas, mas também aumenta o risco. Então a promoção é loucamente cara depois disso."
Kellams acredita que os jogos vendem baseados no espetáculo e como isso é fácil de promover. No entanto é preciso haver boas ideias por debaixo do espetáculo e assim sendo os jogos Ocidentais vendem porque conseguem isso. Vendem porque são bons.
"Os jogos Japoneses podem ser espantosos. Também podem ser rascas." Kellams acredita que se resume a pegar em ideias e temas nos quais és bom e transportar isso de forma a que as pessoas compreendam no teu jogo.
O homem da Platinum acredita ainda que os jogos Japoneses precisam de reduzir a fricção para melhorarem. "Fricção significa que tens que olhar para um personagem e identificar-te com o que ele é suposto representar. Fricção significa nunca subestimar a inteligência da tua audiência. Culturalmente, o design Japonês baseia-se na inclusão. Eles não querem deixar ninguém para trás, portanto adicionam fricção a uma experiência. Exceto que assim passas a caminhar ao ritmo do mais lento no grupo. Estraga a experiência para as pessoas que já a percebem."
"Imaginem que tens que pedir no McDonald's como num menu de opções de um jogo Japonês. Seria horroroso se tivesses estado antes num McD's. Posso aceitar o vosso pedido. Hamburger. Hamburger é um pedaço de carne, duas fatias de pão, ketchup e mostarda. Tens a certeza que queres um hamburger? Sim. Isso é fricção. Os jogos Ocidentais param quando o utilizador diz hamburger. Eles presumem que a intenção do utilizador está inicialmente correta. Os jogos JPN também o deveriam."
Para Kellans os jogos da Nintendo são tão fantásticos e tão bem sucedidos porque são dos jogos mais livres de fricção que temos no mundo.