PlayStation 3 12GB Super Slim - Análise
Pode a PS3 de entrada da Sony carregar jogos mais rápido que os modelos de disco duro? O Digital Foundry apresenta a sua análise aprofundada.
A PlayStation 3 Super Slim pode não nos ter impressionado muito quando a vimos na sua versão de 500GB, mas ficamos entusiasmados com o seu futuro potencial - especificamente, a capacidade para oferecer uma experiência PS3 completa a preço muito baixo. Acima dos 250 euros no lançamento, o novo modelo era simplesmente muito caro quando o velho Slim oferecia melhor qualidade de construção pelo mesmo preço, mas nas vendas pós-Natal, a máquina de 12GB ficou disponível por menos de 120£. Agora isso é um valor soberbo com o qual simplesmente não podes discutir.
Historicamente, é a presença do disco obrigatório que tem sido um fator principal no preço relativamente alto da PS3 comparado com a concorrente Xbox 360 sem disco. Tradicionalmente, os discos não tendem a descer de preço dramaticamente - a capacidade simplesmente aumenta. Em cima disso, os planos da Sony para redução de custos foram contrariados por um desastre com inundações na Tailândia que afetaram a produção de discos e duplicou os preços em todo o mundo em semanas - até este dia, os discos estão na mesma significativamente mais caros do que antes da crise. O modelo de 12GB aborda todos estes problemas: substitui as caras drives mecânicas por memória flash, que por sua vez, viu os preços descer no último par de anos.
Inicialmente, acreditou-se que a Sony simplesmente ganhou acesso a um inventário de discos de pequena capacidade e os iria enviar no espaço tradicional do disco PS3, onde poderia ser substituído por qualquer disco de 25", portanto a maior surpresa talvez que recebemos ao receber a nossa unidade de 12GB foi a completa ausência de uma entrada de expansão. Pelo outro lado, isto é uma boa notícia - passar para um disco duro seria rápido e indolor. Pelo outro, nenhum arranjo SSD significa que a Sony integrou um simples módulo flash na motherboard - e como qualquer um com experiência em drives USB flash sabe, velocidades de leitura e escrita variam imenso de um chip para o outro.
A questão é, até que ponto é o modelo de 12GB uma versão comprometida dos modelos equipados com discos duros? É o armazenamento flash rápido o suficiente para igualar o ritmo do disco duro? E olhando para as coisas mais positivamente, será que a remoção de quaisquer partes mecânicas amovíveis aumenta mesmo as velocidades? É um pensamento interessante mas o potencial está lá para a PS3 de baixo custo realmente ultrapassar as versões mais caras.
"Sem aparelho de armazenamento na bainha de disco duro, desmontamos a PS3 12GB para descobrir os seus segredos - como o facto de ter mesmo um chip flash de 16GB."
Intrigados, decidimos descobrir mais, e isso significou confrontar o modelo 12GB contra todo o leque de concorrentes: primeiro, o disco oficial de 250GB - que suspeitamos fortemente tratar-se da mesma drive no modelo mais barato na América do Norte. Não existe nada realmente assinalável quanto a este produto em si. É uma drive 7mm high 2.5-inch Hitachi Z5K500-250 instalada numa entrada, que encaixa perfeitamente na nova PS3. A atualização é indiscutivelmente cara, nas 65£, mas nada te impede de simplesmente comprar a tua drive e comprar o adaptador por 10£ em separado. Ou podes simplesmente meter a drive na entrada com fita cola e esperar pelo melhor, se gostas de tomar riscos.
O nosso próximo sujeito teste é a existente Super Slim 500GB, que nos dá uma comparação frente-a-frente entre os dois principais modelos Europeus. Este modelo tem a drive Hitachi Z5K500-500, a parente mais volumosa da unidade de melhoria. Para terminar as nossas análises, usamos um SSD de 128GB, a natureza do interface da PS3 (nem tanto o velho padrão SATA-2 mas mais a sua falta de escritas/leituras sem buffer) impede o uso de todo o poder dos tempos de escrita/leitura de um SSD mas tens o benefícios do acesso instantâneo a cada ficheiro no silicone, oferecendo uma valiosa vantagem. Resumindo, com o nosso alinhamento cobrimos todas as ofertas oficiais da Sony, colocando-as frente a frente contra o máximo teórico na performance de escrita/leitura de que a PS3 é capaz.
Testes à PlayStation 3 12GB
Primeiro, kudos para a Sony por não tornar demasiado cara a PS3 12GB. O chip dentro do novo modelo - o Samsung NAND idêntico ao usado no Kindle Fire HD - tem na verdade 16GB de espaço, mas apenas 12GB ficam disponíveis para o utilizador ( Microsoft deveria tirar notas). O equilíbrio é agrupado pelo SO de jogos da PS3, usado extensivamente por programadores para guardar dados enquanto jogas. Não encontras tal partição escondida na Xbox 360S 4GB e a performance é afetada como consequência, se não instalares um disco duro.
Os 12GB disponíveis são mesmo apertados, mas deves conseguir instalar um jogo físico no sistema. Após a questão do espaço disponível, a performance é o próximo real problema. Corremos testes em vários jogos: a instalação de Gran Turismo 5 é lendária, o tipo de descarregamento de dados não otimizado que vai completamente ao contrário dos feitos tecnológicos no resto do jogo. Uma multiplicidade de pequenos ficheiros são transferidos em assa, tornado-o talvez no mais pesado trabalho de instalação disponível. Em seguida, Rage do id Software - uma demorada instalação, mas que também oferece o teste de stress in-game mais forte que conseguimos de todas as nossas quatro cobaias.
Os nossos dois jogos finais ocupam dois extremos. Just Cause 2 do Avalanche oferece uma pequena, leve, inteligente abordagem ao disco duro enquanto Tom Clancy's Endwar é precisamente o oposto - de uma era na qual os programadores Ubisoft simplesmente copiava todo o disco Blu-ray para o disco duro para evitar o cenário mais difícil de streaming do disco.
Após instalar tudo, apagamos tudo e medimos o tempo que foi preciso, por razões que se vão tornar evidentes mais tarde. Vamos ver como correu.
"O chip flash Samsung na PS3 12GB está desenhado principalmente para uso em aparelhos móveis. Na PS3, achamos que atua bem contra os modelos de disco duro."
Descobrimos que a Sony optou por um chip embutido ao invés de uma drive SSD, tememos o pior, mas em termos gerais a unidade 12GB tem boa performance, ultrapassando expetativas. Em termos de velocidades de escrita, é significativamente mais lenta que os discos duros, mas tem o benefício de zero tempo de procura - os discos duros mecânicos precisam mover-se na cabeça de escrita na superfície, enquanto o chip flash move-se para a próxima escrita de imediato. No caso do BD e da instalação de GT5, que escreve centenas de pequenos ficheiros do disco duro, a flash tem mesmo melhor performance que os discos duros mecânicos, cortando perto de 10 minutos à gigantesca transferência. No entanto, no resto, com tempos mais prolongados de escrita, o chip flash ficou um pouco pior - mas não de forma desastrosa.
Para uma ideia das velocidades de leitura/escritas sequenciais relativas das nossas cobaias, ligamos um disco duro USB a cada um dos sistemas e copiamos um ficheiro de vídeo com 454MB para e da consola. Os discos duros e o SSD tiveram resultados similares - escrita de 12MB/s, leitura de 13.5MB/s. Em contraste, o módulo flash ficou um pouco pior em termos de velocidade de escrita com uns meros 6.1MB/s. No entanto, as velocidades de leitura foram competitivas, registadas nos 12.5MB/s.
Claro, o elefante na sala se viram o vídeo até ao final são os tempos lentíssimos de eliminação. Libertar espaço do chip flash demora anos, ao ponto de durar 9 minutos para apagar a instalação de Rage, com o SSD a demorar apenas 16 segundos e dos discos duros precisar de menos de 60 segundos para tal.
Se não tens a vontade ou interesse para ver o nosso vídeo de passar do tempo em cima, aqui estão todos os dados numa grande tabela. Demonstra bem conclusivamente as forças e fraquezas do modelo mais barato.
"Velocidades de eliminação na PS3 12GB são o seu Calcanhar de Aquiles - podem ser muito lentas."
12GB PS3 | Disco duro 250GB | 500GB PS3 | 128GB SSD | |
---|---|---|---|---|
Instalação GT5 | 35:40 | 43:28 | 46:29 | 27:37 |
Instalação Rage | 20:44 | 17:18 | 17:19 | 17:22 |
Instalação Endwar | 13:49 | 11:43 | 12:18 | 12:12 |
Instalação Just Cause 2 | 02:33 | 02:13 | 02:14 | 02:14 |
Eliminação GT5 | 10:45 | 04:46 | 05:18 | 02:24 |
Eliminação Rage | 09:15 | 00:51 | 00:18 | 00:16 |
Eliminação Endwar | 06:19 | 00:40 | 00:52 | 00:38 |
Eliminação Just Cause 2 | 01:25 | 00:07 | 00:03 | 00:03 |
Performance nos jogos
A velocidade de leitura de referência do chip flash significa que em quase todos os casos, não existe real diferença em jogar numa unidade de 12GB do que existe noutra. Na verdade, nalguns casos, a performance pode ser até melhorada. Carregamos uma corrida em GT5 - um jogo conhecido por beneficiar de significantes melhorias na velocidade num SSD - e descobrimos que apesar dos discos duros demorarem perto de 40 segundos para carregar os dados necessários, a PS3 12GB cortou isso em 50%, demorando apenas 30 segundos.
No entanto, o verdadeiro teste é Rage. A tecnologia Megatexture da id precisa de tempos rápidos de procura - quanto mais rápido melhor. Os discos duros tem problemas com ela, resultando em texturas obviamente em baixa resolução que se esforçam para passar para versões de maior resolução sem qualquer atraso extraordinário. Aqui, passar para um SSD transforma absolutamente a experiência, minimizando o efeito pop-in de texturas e melhorando forma significa o aspeto do jogo.
Neste caso, descobrimos que o modelo 12GB atua num intermédio entre a performance do disco duro padrão e o SSD. As texturas resolvem mais rapidamente e o horrível efeito de ver trabalho de arte pixelizado passar para as suas versões de maior resolução é um problema bem menor. No entanto, a performance quase instantânea do SSD continua com falhas, mas a melhoria geral é percetível, como este vídeo, esperamos, demonstra.
"Rage do id Software é o mais exigente teste de performance in-game que podemos fazer e a PS3 12Gb tem uma boa performance."
Melhorar a PlayStation 3 12GB
A boa notícia é que melhorar a PS3 12GB é canja. Simplesmente compras o kit de montagem, aparafusas qualquer disco duro de 2.5" e inseres na consola. Após iniciar a máquina, ela auto-reconhece a presença do novo disco e o utilizador escolhe ser quer passar da flash para o disco duro para armazenamento.
Nesta altura, todo o chip flash é copiado para o disco duro num procedimento demorado. Tínhamos apenas quatro pequenos dados de jogo mas o processo demorou perto de 15 minutos a completar (a nossa opinião é que a porção de 4GB de cache também foi copiada). Assim que a transferência termina, o espaço flash é desativado completamente, usado apenas assim que o disco duro é completamente removido do sistema.
Fora o fator tempo, existe um par de desapontamentos e aborrecimentos com o processo. Antes do lançamento da Super Slim, houveram comentários que poderias tirar o teu existente disco PS3 e inserir na nova consola, continuando a jogar como normalmente. Agora vemos que este não é o caso - qualquer disco que não esteja especificamente casado com essa particular PS3 vai ser apagado antes de ser usado. Isto provavelmente seria de esperar tendo em conta que os discos duros PS3 estão todos encriptados com um chave por unidade.
Segundo, com o espaço flash adormecido, parece-nos uma oportunidade perdida. É claro que o chip tem as suas forças e nalguns casos pode ter melhor performance que um disco duro convencional. A Xbox 360S 4GB permite aos jogadores manter acesso à memória flash e usar em simultâneo com o disco duro, e gostaríamos de ter a mesa função na PS3. Infelizmente, o GameOS é gerado para um único ponto de armazenamento e é claro que a Sony não quis tomar o significante trabalho de desenvolvimento necessário para suportar múltiplos aparelhos.
"Todos os dados do chip flash são automaticamente copiados para qualquer disco duro que adiciones, tornando fácil aumentar o espaço disponível."
No resto: a mesma velha Slim
Como dissemos no nosso teste à Super Slim 500GB, está uma PS3 desenhada mais simplesmente com materais de menor qualidade do que a anterior. Plásticos sem o acabamento premium, enquanto a drive Blu-ray foi trocada por um arranjo de carregamento de topo com uma tampa deslizante que abana um pouco. Devido à transição para drives óticas, o nível de ruído do disco é agora significativamente mais pronunciado. Fator forma é no entanto obviamente reduzido - um elemento importante para muitos.
Sabemos agora que outras áreas principais de custo não tiveram melhorias comparado com a anterior Slim - existe na mesma um processador Cell de 45nm e um RSX de 40nm. São estes os componentes que tiram mais poder dos principais, portanto achamos que o consumo geral é basicamente o mesmo que era perto dos 70W. Contem que isto mude com o tempo - sabemos que o Cell vai ser encolhido para 22nm enquanto 28nm é um bom par para o RSX. Futuros modelos RSX vão sem dúvida reter a mesma carnagem mas vão ter melhor arrefecimento, vão ser mais silenciosas e mais eficientes no consumo.
No entanto, crucialmente, a qualidade inferior dos materiais no novo modelo não detrai do facto que isto oferece a mesma exata funcionalidade central que a velha Slim. Todas as entradas permanecem como estavam, portanto em áreas onde a Sony pode ter tentado fazer cortes (removendo a saída de áudio Toslink por exemplo), achamos que a firma se restringiu. Felizmente, os dias da Sony em remover funcionalidades úteis da PS3 há muito desapareceram.
Também outros elementos do novo modelo permanecem iguais. A Slim introduziu um novo controlador HDMI que adicionava um ligeiro ruído ao sinal - algo que notámos há muito quando o usamos para análises a performance de jogos. É o mesmo com a Super Slim. É um pouco desconcertante descobrir uma interface de vídeo digital que não transmite o seu sinal sem perda de qualidade, e alguns membros das fraternidades AV mais acérrimas acreditam que é visível ao olho humano, algo com o qual não concordamos - portanto testamos isto. Agarramos uma série de imagens RGB 24-bit 1080p sem perda de Daytona USA a correr num modelo PS3 de lançamento, depois usamos o photo viewer para as apresentar na mesma consola, e na Slim. Pensamos aqui que a arte 2D e cores achatadas no jogo iria destacar qualquer tipo de diferença visual, enquanto o uso do photo viewer assegurava que ambas as consolas estão a apresentar a mesma imagem matematicamente idêntica, reproduzida exatamente da mesma forma por programas do sistema.
Podems ver os resultados em cima. Após muita inspeção, não vemos diferenças, e como tal não temos qualquer hesitação em recomendar a PS3 como um brilhante leitor Blu-ray. Na verdade, para os que usam a sua consola como streams de media e leitores Blu-ray, a PS3 12GB é uma escolha óbvia.
A PS3 Super Slim 12GB: o veredicto Digital Foundry
Este poderia ter sido um exercício de corte de custos levado demasiado longe, um compromisso levado para um território que historicamente a Sony tinha a tendência de ficar em último na ordem no que diz respeito ao equipamento. O facto da PS3 12GB não estar disponível no Japão ou EUA sugere que todo o peso da confiança da companhia não está na oferta mais barata, mas a verdade é que o produto é sólido, oferecendo um intrigante equilíbrio de preço e performance.
O armazenamento flash lê quase tão rápido quanto um disco duro convencional, e apesar dos tempos de escrita serem muito lentos, o facto é que tem perto de nenhuma latência ao passar de um ficheiro para o outro compensa em muito a diferença. Uma coisa que devemos destacar é que todas as nossas comparações foram baseadas em discos duros completamente vazios - estes vão perder alguma performance com o tempo consoante ficam mais cheios e a fragmentação se apodera. Então, a flash pode mesmo tornar-se ainda mais competitiva com os meses e anos. Mas mesmo nestes testes, descobrimos que alguns jogos carregam mesmo os dados mais rápido, apesar das velocidades de eliminação do espaço flash serem desanimadoras - e a falta de espaço disponível significa que os utilizadores vão apagar dados frequentemente.
Espaço disponível é indiscutivelmente apertado levando a outras complicações. Na Xbox 360, assim que um jogo ou demonstração é descarregada do Live, está instantaneamente acessível. Uma descarga PSN precisa que o sistema albergue o ficheiro para depois o instalar, precisando do dobro do espaço. A realidade infeliz aqui é que as descargas de jogos PSN - incluindo a maioria da excelente Coleção Instantânea de Jogos do PlayStation Plus - não vão funcionar no modelo 12GB como consequência.
Na altura da escrita, a unidade estava um pouco cara nas 170£, mas os preços claramente flutuam significativamente e se conseguires uma em promoção, oferece um valor soberbo para novatos PS3 ou para os que procuram uma consola secundária.