PlayStation 5 Pro é real. Já são conhecidas as suas especificações.
8K, ray-tracing, mais fotogramas e muito mais.
O Insider Gaming confirmou a autenticidade da fuga de informação sobre as especificações da PS5 Pro, que acabaram de ser divulgadas, e revelaram que a PlayStation 5 Pro está prevista para ser lançada no Natal de 2024.
Fontes, que falaram sob condição de anonimato devido a acordos de confidencialidade, corroboraram a legitimidade da documentação divulgada pelo canal do YouTube Moore's Law is Dead. Apesar das críticas ao autor da fuga de informação e às especificações divulgadas, o Insider Gaming confirmou que os documentos divulgados provêm de um painel de produtores da PlayStation, divulgado esta semana a um leque mais alargado de outros produtores de videojogos.
Tal como já tinha sido noticiado no início de 2023 pela Key to Gaming, a PS5 Pro, com o nome de código "Trinity", tem como objetivo proporcionar uma resolução 4K melhorada e mais consistente em termos de fps, introduzir um novo modo de desempenho para resolução 8K e aumentar as capacidades de ray tracing.
As especificações descritas nos documentos divulgados incluem uma renderização 45% mais rápida do que a PS5, um desempenho de ray-tracing 2-3x (x4 em alguns casos), 33,5 teraflops de poder de computação e suporte para resoluções até 8K em futuras versões do kit de desenvolvimento de software (SDK). Além disso, a PS5 Pro inclui uma arquitetura personalizada de machine learning e um acelerador de IA capaz de processar 300 TOPS de computação de 8 bits ou 67 TFLOPS em operações de ponto flutuante de 16 bits.
O Insider Gaming, que teve acesso à documentação do painel de criadores sob estrita confidencialidade, também confirma que os devkits estão disponíveis para os estúdios internos desde setembro de 2023, para os estúdios externos desde janeiro de 2024 e que os kits de teste idênticos ao produto final estarão disponíveis a partir da primavera de 2024.
Embora o lançamento da PS5 Pro esteja previsto para o Natal de 2024, esta data pode estar sujeita a alterações.
- Renderização 45% mais rápida do que a PS5
- 2-3x Ray-tracing (x4 em alguns casos)
- 33,5 Teraflops
- Solução de upscaling/antialiasing PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution Upscaling)
- Suporte para resoluções até 8K está previsto para uma futura versão do SDK
- Arquitetura personalizada de machine learning
- Acelerador por IA, com suporte para 300 TOPS de computação de 8 bits/67 TFLOPS em operações de ponto flutuante de 16 bits