PlayStation em 2024 - Diversidade e parcerias
First e third-party em equilíbrio.
Algo curioso entre os membros das claques que disputam as guerras de consola é a incapacidade para perceber que tanto a PlayStation como a Microsoft estão a fazer exatamente o mesmo. Trabalham para preencher o vazio com a ajuda das parceiras, para permitir aos seus estúdios internos desenvolverem os seus jogos. A quantidade de lançamentos pode variar, tal como a metodologia (foco num serviço, aposta complementar na realidade virtual por exemplo), mas a estratégia principal é semelhante, mesmo com as suas especificidades.
Após anos seguidos a lançar jogos a forte ritmo, a PlayStation Studios esteve relativamente tranquila em 2023, mas ainda assim, foram lançados 4 jogos no espaço de 11 meses, intercalados por lançamentos de alto perfil de parceiras. Atualmente, a tentativa de pintar a narrativa que a PlayStation Studios não está a carburar ganhou tração nas câmaras de eco da internet, onde egos frágeis procuram validação, mas com 4 jogos em 11 meses apoiados por diversas parcerias estratégicas, a Sony Interactive Entertainment continua a contar com jogos de forte apelo que dinamizam a imagem da sua PlayStation 5.
O ano novo de 2024 da PlayStation poderá ficar marcado por um movimento ainda mais lento da PlayStation Studios, o que acabará por colocar ainda maior foco nas parcerias, mas se em 2023 reinaram Final Fantasy 16 e Marvel's Spider-Man 2, o ano novo terá nomes igualmente sonantes para quem apostou numa PlayStation 5. Aparentemente, não teremos Wolverine, a Insomniac vai, de acordo com as informações roubadas, expandir Marvel's Spider-Man 2 com DLCs e isto parece plausível.
Jogos como Marvel's Spider-Man, Ghost of Tsushima, Horizon Forbidden West. God of War: Ragnarok, Returnal e The Last of Us Parte 2 sugerem que vivemos numa nova era da SIE, na qual apoia alguns dos seus principais lançamentos com expansões de média-alta escala, o que significa permanecer mais tempo nos jogos que os jogadores tanto adoraram jogar. Apesar disto, já existem já nomes confirmados que despertam curiosidade.
Jogos da/ou apoiados pela PlayStation
- The Last of Us: Parte 2 Remastered - 24 janeiro
- Rise of the Ronin - 22 março
- MLB: The Show 24 - abril 2024
- Destiny 2: The Final Shape - 4 junho
- Stellar Blade - 2024
The Last of Us: Parte 2 Remastered (uma expansão de 10 euros para quem já comprou o jogo) será o primeiro título da PlayStation Studios em 2024 e caso não tenhas reparado, à semelhança da Nintendo, uma das apostas da SIE é recuperar alguns dos seus maiores êxitos para os apresentar a novas audiências. Com novo modo roguelike, é mais um desafio para quem adora este universo e uma nova versão que figurará na PS5, onde presumivelmente teremos toda a trilogia completa, um dia.
Com MLB: The Show 24 e Destiny 2: The Final Shape a saciar o apetite da companhia por jogos serviço, dedicados a públicos muito específicos, a Sony conta com dois principais nomes para o público mainstream nos próximos 12 meses, em termos de desenvolvimento apoiado além do marketing: Rise of the Ronin e Stellar Blade.
Informações da Coreia avançam que a SIE gostou tanto do que viu de Stellar Blade que decidiu investir dinheiro na Shift Up, mas há meses que não temos informações concretas deste projeto, que despertou a atenção pelos seus gráficos e a promessa de ação com imenso estilo. Para quem acompanha a PlayStation devido ao seu sabor japonês de teor mais adulto, é uma proposta que merece curiosidade e revela o potencial de novos focos de criatividade na Ásia: Coreia do Sul e China.
Rise of the Ronin é um esforço da Koei Tecmo, desenvolvido desde os primeiros dias em colaboração com a PlayStation, algo ainda mais vincado com o envolvimento da XDev na produção. Ver a equipa de Ninja Gaiden, Dead or Alive, NiOh e Wo Long a apostar num action RPG em mundo aberto no Japão do Século XIX é demasiado intrigante para resistir ao desejo de o jogar. Tendo em conta que a Team Ninja é uma das minhas produtoras favoritas, é um jogo que desejo jogar com enorme ansiedade.
Ghost of Tsushima e Nioh mostraram que existe interesse global por action RPGs de sabor japonês, e com a ajuda da SIE, a Koei Tecmo poderá ter nas mãos mais um sucesso. Após todos os elogios aos dois jogos NiOh e a aclamação a Wo Long em 2023, Rise of the Ronin poderá solidificar uma trajetória ascendente para esta casa japonesa.
Principais jogos de parceiras
- Granblue Fantasy ReLink - 29 janeiro
- Helldivers 2 (Arrowhead Game Studios) - 8 fevereiro
- Final Fantasy 7 Rebirth - 29 fevereiro
- Foamstars - início de 2024
Tal como nos últimos anos e com maior destaque em 2023, a SIE conta com uma forte ajuda da Square Enix para dar forma à PS5 em 2024. Seja com Foamstars, uma experiência que parece unir as duas companhias japonesas no desejo de um jogo serviço de sucesso, capaz de entreter os jogadores enquanto esperam pelos grandes AAA, ou com Final Fantasy 7 Rebirth, a Square Enix volta a surgir como uma das principais aliadas da Sony.
A promessa de um jogo de escala colossal, um JRPG capaz de ir além das 100 horas, que chega um mês após Like a Dragon: Infinite Wealth que também vai muito facilmente além das 100 horas, assegura a Sega, significa que os fãs das experiências japonesas estarão muito ocupados com a sua PS5 em 2024. No entanto, poucos jogos terão o apelo de Final Fantasy 7 Rebirth, a recriação expandida de um dos maiores colossos na história da PlayStation e um título muito desejado.
Helldivers 2 é um jogo cooperativo de tiros na terceira pessoa, custa 39 euros, e mostra a Sony a corresponder às críticas de quem a vê como uma marca de pouca diversidade. Em 2024 terás uma expansão na qual o modo roguelike é a grande novidade, um jogo cooperativo de tiros, um jogo de desporto, um action RPG com mecânicas soulslike, um jogo de tiros 4v4 PvP, um JRPG de grande envergadura e um action RPG cooperativo como destaques da Sony para a sua PS5.
Isto mostra bem a atual tentativa da Sony em procurar expandir as propostas que apresenta ao seu cliente e a personalidade da sua PS5, que terá uma grande variedade de experiências, seja em géneros ou escalas.
Possíveis surpresas PlayStation Studios
Se há algo que as informações roubadas à Insomniac Studios nos mostram sobre a Sony Interactive Entertainment, é que as suas produtoras preparam com enorme antecedência o calendário de lançamentos, dez anos no caso da produtora de Ratchet and Clank, e isto sem falar no lançamento surpresa da expansão Valhalla para God of War: Ragnarok.
Tendo em conta a quantidade de estúdios na companhia, desde a Team Asobi de Astrobot, Sucker Punch de InFAMOUS, Naughty Dog de Uncharted, e Sony Bend de Days Gone, é compreensível especular que a companhia está a preparar um jogo para a segunda metade de 2024, uma surpresa que chegará meses após o anúncio. Por enquanto, apenas podemos especular, mas existem vários estúdios da Sony que não lançaram novidades nos últimos 4 anos.
Uma nova propriedade intelectual? Uma sequela? Twisted Metal? Ghost of Tsushima 2?