PlayStation enfrenta processo milionário por enganar consumidores
No valor de £5 mil milhões.
Uma ação foi movida contra a Sony PlayStation por, alegadamente, ter “roubado os jogadores” durante os os últimos seis anos.
O processo, que foi aberto pelo Competition Appeal Tribunal na sexta-feira, 19 de agosto, inclui jogadores do Reino Unido que compraram jogos digitais ou add-ons na loja da PlayStation desde 2016.
De acordo com o processo, os jogadores no Reino Unido foram "cobrados em excesso" por compras digitais no valor de £5 mil milhões ($5,9 mil milhões) ao longo dos últimos seis anos.
O referido processo estima que existam cerca de 9 milhões de pessoas que compraram jogos ou DLC através da PlayStation Store. Se o mesmo for avante, cada pessoa terá direito a uma indemnização entre £67 e £562, mais juros.
A reclamação foi movida contra a empresa pelo defensor dos direitos do consumidor Alex Neill e alega que a empresa "roubou as pessoas" ao usar injustamente o seu poder de mercado para implementar termos e restrições injustos aos produtores e criadores de jogos que, por sua vez, aumentaram os preços para consumidores inconscientes.
“Com esta ação legal, estou a defender os milhões de pessoas do Reino Unido que foram involuntariamente sobrecarregados. Acreditamos que a Sony abusou da sua posição e roubou os seus clientes.", disse Neil.
“Muitas pessoas vulneráveis confiam nos jogos para comunidade e conexão. As ações da Sony estão a custar milhões a pessoas que não podem pagar, principalmente quando estamos no meio de uma crise de custo de vida e a bolsa do consumidor está a ser espremida como nunca antes.", continua.
Veremos se a PlayStation se pronuncia sobre este caso nos próximos tempos.
Fonte: Sky News