Passar para o conteúdo principal

PlayStation Network com recorde de 123 milhões de utilizadores em dezembro 2023

Sony quer superar marco histórico da PlayStation original!

Crédito da imagem: Sony

A PlayStation Network da Sony atingiu um recorde histórico, com 123 milhões de utilizadores ativos mensais em dezembro, o que representa um aumento de 10% em relação aos 112 milhões do ano anterior. Esta estatística foi revelada durante a conferência de imprensa da Sony no CES 2024. A base de utilizadores substancial reflete um ecossistema próspero que engloba a PlayStation 5 e a PlayStation 4.

A PlayStation 5 ultrapassou a marca das 50 milhões de unidades vendidas a 9 de dezembro de 2023, pouco mais de três anos após o seu lançamento em novembro de 2020. Apesar dos desafios em termos de produção, a trajetória de vendas da PS5 mostrou a sua força, ultrapassando mesmo a sua antecessora, a PS4, em uma semana, ao atingir a marca dos 50 milhões.

A mais recente consola da Sony dominou de forma evidente o mercado, ao superar as vendas da Xbox Series X|S por uma margem significativa de quase 3 para 1, como destacam os dados da Ampere Analysis. Antecipando a continuação do sucesso, a Sony tem em vista um objetivo ambicioso, com vista a enviar 25 milhões de unidades PlayStation 5 no ano fiscal em curso, que termina em março de 2024. Se for cumprido, este objetivo baterá um recorde de vendas de 25 anos estabelecido pela PlayStation original, o que sublinha o desempenho formidável da PS5.

Embora a conferência da Sony no CES 2024 tenha incidido principalmente em vários aspetos para além dos jogos, como as adaptações de IPs da PlayStation para filmes e séries de televisão, o segmento dos videojogos manteve a sua posição. A CEO Katherine Pope partilhou informações sobre o sucesso da adaptação de The Last of Us, a sua receção positiva e os planos para uma segunda temporada. Além disso, foram fornecidas atualizações sobre as adaptações de God of War e Horizon Zero Dawn para plataformas de streaming, reconhecendo os potenciais atrasos causados pela greve do SAG-AFTRA em todo o sector.

Curiosamente, a Sony apresentou uma colaboração surpreendente, ao anunciar planos para produzir o filme live-action The Legend of Zelda em nome da Nintendo. Além disso, deram as boas-vindas a um executivo da Microsoft para discutir o impacto da IA e da computação à escala da nuvem na mobilidade, destacando a colaboração contínua da Sony com a Microsoft no desenvolvimento de soluções baseadas na nuvem alimentadas pelo Azure para jogos e IA.

Lê também