PlayStation VR tem potencial para ser mais popular que o Oculus Rift
Forbes analisou a base instalada do PC e da PS4.
O anúncio do preço do Oculus Rift fez com que muitos analistas, profissionais do sector e fãs se perguntassem como será o mercado deste tipo de dispositivos e o quanto poderão vender.
A Forbes analisou a base instalada de PCs e consolas PlayStation 4 chegando à conclusão de que o PlayStation VR tem três vezes mais hipóteses de ser popular que o Oculus Rift.
Conforme anunciado pela Nvidia, para podermos tirar proveito da realidade virtual precisamos de um computador muito potente e segundo Jason Paul, gestor da Nvidia Shield, apenas 13 milhões de computadores estão prontos para a realidade virtual.
"Se olhares para os jogos no PC 90% das pessoas estão a jogar a 1080p. Para uma experiência mais fluída é necessário que não vá abaixo dos 30fps. Comparem esses dados com a realidade virtual onde os visores têm uma resolução 2K, muito próxima dos 3K, e não podem ir abaixo dos 90fps, e dás-te conta que o desempenho terá de ser sete vezes superior".
Em contrapartida o PlayStation VR tem à sua disposição mais de 36 milhões de sistemas prontos para receber a tecnologia que poderão ser adquiridos a um preço inferior ao de um PC topo de gama, no entanto ainda falta verificar a diferença de qualidade entre o software da PS4 e do PC.
Em qualquer dos casos, segundo a Forbes, a Sony está numa posição muito favorável no que diz respeito à realidade virtual, no entanto continua a ser uma incógnita o preço do dispositivo que, a menos que tenhamos uma grande surpresa, não deverá ser superior ao do Oculus Rift.