Poderá o 3D e os sensores de movimentos prejudicar o OnLive?
Analista diz que sim.
A indústria de videojogos está neste momento numa fase de transição, e 2010 poderá ser decisivo para pautar o caminho dos próximos anos.
A distribuição digital está cada vez mais presente, e existe quem vaticine a morte das consolas, na sua forma actual, muito devido ao "cloud gaming", que consiste na colocação de um terminal que o utilizador terá que ter consigo para poder jogar os jogos através de uma máquina distante, os jogadores não terão que se importar com a marca da sua consola nem com a configuração do seu PC.
Um dos pioneiros desta nova forma de jogar é o OnLive, que tem marcado o seu lançamento para Junho deste ano nos EUA. Mas de acordo com o analista Lutz Muller, da Klosters Trading, esta mudança poderá ter que enfrentar um grande problema, o 3D e os jogos para os sensores de movimentos.
O analista diz, "O que o OnLive não irá conseguir fazer, pelo menos neste momento, é acomodar os dois principais motores de videojogos de hoje em dia - os jogos por sensores de movimentos e os gráficos 3D."
Muller acrescenta que apesar destes entraves, as empresas produtoras de videojogos estão inclinadas para a adopção destes formatos, "Esta é uma tecnologia que tem um forte apoio de praticamente todas as editoras, com excepção da Activision e claro uma oposição forte por parte das construtoras de consolas e os retalhistas."
As editoras conseguem ver aqui um novo mercado, pois de acordo com o analista, "As razões pelas quais as editoras gostam do potencial desta tecnologia, é que lhes parece algo convincente - corta os problemas da pirataria, elimina o intermediários, e também remove a competição dos jogos em segunda-mão."
A nós, parece-nos que o preço dos serviços, a facilidade de acesso ao sistema e claro boas parcerias poderão ditar o futuro do OnLive ou mais precisamente do Cloud Gaming.
E vocês, qual a vossa posição sobre este assunto?