Pokémon: Artistas de concurso desqualificados após alegado uso de IA
A The Pokémon Company lança comunicado.
A Pokémon Company expulsou vários fãs de um concurso de arte de cartas Pokémon, depois de vários fãs alegarem que alguns participantes usaram IA nos seus projetos.
O Pokémon TCG Illustration Contest 2024 inclui trabalhos de artistas do Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e desta vez o tema foi “Momentos Mágicos Pokémon”.
Usando a sua conta na plataforma X, a Pokémon Company afirmou que “participantes selecionados” entre os 300 primeiros colocados nos quartos de final da competição “violaram as regras oficiais do concurso”, levando à sua desqualificação.
Embora em momento algum tenha sido mencionado o uso da inteligência artificial, basta olharmos para as publicações prévias da empresa sobre o assunto para vermos uma série de reclamações de fãs que apontam o que acreditam ser arte de IA no concurso. Podes ver um exemplo aqui.
Para as suas peças, os artistas poderiam apresentar os seguintes Pokémon nas suas cartas: Charizard, Pikachu, Eevee, Feraligatr, Flygon, Absol, Bidoof, Melmetal, Amped Form Toxtricity ou Koraidon. Prémios em dinheiro serão concedidos aos melhores artistas em diversas categorias, e cada uma das cartas vencedoras será transformada numa carta promocional.