Pokémon Company quer manter a série viva ‘por centenas de anos’
Vai viver mais do que todos nós.
Pokémon é a propriedade intelectual mais popular do mundo do entretenimento, e parece que poderá manter essa posição durante muito tempo.
Em entrevista ao The Guardian, Takato Utsunomiya - COO da The Pokémon Company - foi questionado sobre qual é a sua função atual na empresa. Utsunomiya respondeu que o seu papel era garantir que os Pokémon teriam uma vida muito mais longa do que todos nós.
"O meu trabalho? Passo o dia todo, todos os dias, a pensar em Pokémon”, diz ele com um sorriso. “O nosso objetivo é manter os Pokémon vivos por centenas de anos – garantindo que eles sobrevivem bem além das nossas vidas.”
Na mesma entrevista, o COO aborda ainda as dificuldades em manter a marca apelativa tanto para jovens como para adultos.
“É fácil focar apenas nos adultos: eles têm muito rendimento disponível, podes ver as suas reações em tempo real nas redes sociais… Mas precisamos de ter a certeza de que ainda estamos a manter o interesse das crianças mais novas”, continua ele, “As crianças são muito honestas – elas não brincam com algo que não gostam. Se a tua marca parecer velha ou chata, elas vão descartá-la imediatamente.”
De facto, Pokémon tornou-se num Golias no mundo do entretenimento, indo muito além dos videojogos. Filmes, séries, eventos, entre uma série de outros projetos, ajudaram a tornar Pokémon no peso pesado da atualidade, e não me parece que isto abrandará num futuro próximo.
“Os videojogos estão realmente no centro da marca – e isso continuará”, responde Utsunomiya, “os jogos são realmente a melhor maneira de experimentar as configurações de cada Pokémon. Nós realmente tentamos tratá-los como criaturas vivas; podes ver como se comportam no jogo…"
Ele dá o exemplo de Bidoof a criar tocas ou de vários Pokémon que viajam em matilhas. Podes ver tudo em maior detalhe no site do The Guardian.