Passar para o conteúdo principal

Pokémon Go é um novo nível de invasão diz Oliver Stone

Realizador diz estar preocupado com o mundo.

Apesar de Pokémon Go se ter tornado numa autêntica euforia que varre todo o mundo, são muitos os que não acham piada nenhuma à aplicação mobile da Niantic para iOS e Android, expressando preocupação com os comportamentos revelados por quem se entregou ao jogo.

Entre eles está Oliver Stone, famoso realizador que está a promover o seu novo filme "Snowden" na San Diego Comic-Com 2016, que considera Pokémon Go como mais um passo na invasão de privacidade por parte de grandes companhias como a Google. Questionado por um fã sobre os seus pensamentos em relação à aplicação mobile, Stone não teve quaisquer problemas em revelar o quanto não a acha apelativa.

"Nunca ninguém viu, na história do mundo, algo como a Google, nunca. É o negócio com maior ritmo de crescimento de sempre, e investiram uma enorme quantidade de dinheiro no que é a vigilância, que é a mineração de dados. Eles estão a aplicar a mineração de dados a todas as pessoas nesta sala para informações sobre o que compras, o que gostas e acima de tudo, os teus comportamentos. Pokémon Go insere-se nisso," disse Stone.

"Irás ver uma nova forma de sociedade robô," acrescentou Stone, "onde eles saberão como te queres comportar e irão criar o modelo que se enquadra com o teu comportamento e vão-te alimentar isso. É o que chamam de totalitarismo."

Inicialmente, a Niantic foi criticada por pedir e ganhar acesso a informações privadas dos utilizadores de Pokémon Go, como dados pessoais e emails, mas disse que se tratou de um erro já corrigido. Stone acredita que é mais um passo no que chama de "capitalismo de vigilância" e não revela grande optimismo para o estado do mundo.

Lê também