Pokémon Go - Será um problema para a privacidade?
Devido ao pedido de acesso a dados confidenciais.
Pokémon Go é um fenómeno tão incrível que nem um Snorlax consegue ficar alheio e esta aplicação mobile de realidade aumentada, que utiliza a câmara do telemóvel, o GPS e os sensores de posição para nos dizer onde poderemos capturar pequenas criaturas, está a quebrar todo o tipo de recordes.
No entanto, no meio de toda a histeria, alguns utilizadores podem encontrar-se a questionar alguns aspectos relacionados com a sua privacidade e quando temos uma das aplicações mais populares de todos os tempos, só nos Estados Unidos da América mais de 6% dos utilizadores Android a instalaram, são os pequenos detalhes que nos deixam a pensar.
A aplicação mobile exige muitos dados e surgiram alguns problemas com a informação que é recolhida por Pokémon Go e sobre a Niantic, a companhia responsável por ela.
De acordo com algumas informações, Pokémon Go exigia acesso total à nossa conta Google ao iniciar sessão, permitindo à aplicação e à Niantic ver e modificar toda a informação na nossa conta Google.
Não é dado o acesso a palavras passe ou a informações de pagamento mas a Niantic ganha acesso aos nossos emails e ao nosso historial de pesquisa, juntamente com outras informações privadas.
A Niantic diz que se tratou de um erro temporário e que já alterou os requisitos de acesso mas a verdade é que muitos podem ter dado acesso quase total à sua conta Google apenas para jogar Pokémon Go.