Passar para o conteúdo principal

Políticos britânicos querem tomar medidas contra os scalpers

Que se gabam de vender milhares de consolas a preços exorbitantes.

Ao longo das últimas semanas, temos visto diversos relatos de como o lançamento da PlayStation 5 e Xbox Series ficaram marcados pela escassez de stock e scalpers que tentam aproveitar-se disso com revendas a preços surreais.

Perante as recentes notícias, alguns políticos do Reino Unido decidiram abordar a situação e querem implementar uma lei que proibirá a revenda de consolas de videojogos ou componentes PC a preços muito acima do recomendado pelo fabricante.

A proposta de lei foi apresentada por seis membros do Partido Nacional Escocês, que pretende ver o tema discutido pelos Membros do Parlamento, tendo sido já assinada por 15 políticos. A proposta é ainda tornar ilegal usar bots ou ferramentas software para contornar filas e adquirir mais unidades.

O desejo é ver produtos como consolas disponíveis para um maior número de pessoas e pelo preço oficial, reduzindo a oportunidade de revendedores sem escrúpulos comprarem dezenas de unidades para revender por preços muito superiores aos oficiais.

Além disso, a proposta defende que banir os bots iria "negar aos vendedores sem escrúpulos a oportunidade de ganhar vastos lucros à custa de genuínos jogadores e utilizadores de computadores, impedindo ainda atividade ciber criminal fraudulenta."

Segundo recentes análises, os revendedores conseguiram mais de 17 milhões de euros na revenda de consolas PS5 e Xbox Series, com preços que podiam ultrapassar o dobro dos oficiais.

Em sites de revenda em Portugal é possível encontrar consolas PS5 para compra por 900 euros, quase o dobro do preço oficial.

Lê também