PopCap Games sofre despedimentos
Cerca de 50 funcionários ficarão sem emprego.
Afinal de contas, George Broussard, o criador de Duke Nukem, estava correto. A PopCap Games confirmou que o estúdio passará por uma reestruturação e que haverá despedimentos.
John Vechey, o co-fundador, comentou no blog da PopCap que a divisão norte-americana reduzirá a sua força de trabalho em cerca de 50 pessoas. Quanto ao estúdio em Dublin, este está em risco.
Neste momento a PopCap está a avaliar o estúdio de Dublin e a conversar com os seus funcionários numa tentativa de encontrar uma forma de lucrar em território europeu, não havendo assim necessidade de fechar o estúdio.
Apesar destes despedimentos, a PopCap espera regressar à sua força de trabalho atual (400 funcionários) no final do ano.
"Contratamos agressivamente no ano passado e a PopCap continua a crescer. Mesmo com estes cortes esperamos acabar o ano com aproximadamente o mesmo número de pessoas," explicou Vechey.
O motivo dado para os despedimentos está ligado à rapidez com que o mercado mudou.
"Os free-to-play, jogos sociais e mobile explodiram em popularidade. Isto aconteceu rápido. Muito surpreendentemente. A mudança nos gostos dos consumidores obriga-nos a reorganizar o nosso negócio e a investir em novos tipos de jogos em novas plataformas."
"Precisamos de gerir os custos, melhorar a eficiência e manter os lucros. Temos estado aptos para investir em novos jogos criativos como Peggle e Plants vs Zombies porque tínhamos um negócio com grandes lucros. Esse negócio está em risco, se não nos adaptarmos, não poderemos investir em novas PIs."