População de jogadores nos Estados Unidos cai 5% no último ano
Mas o segmento dos "core gamers" ainda é o que dá mais receita.
De acordo com um estudo desenvolvido pelo grupo NPD para o território dos Estados Unidos da América, a população de jogadores emagreceu 5% no último ano, enquanto que outros segmentos estão a mudar. Por exemplo, o número de pessoas que jogam em aparelhos portáteis é neste momento maior do que os "core gamers".
Os jogadores que usam aparelhos portáteis como smartphones e outros aparelhos digitais foram os únicos a registar novos máximos. Todos os outros segmentos (Core, Família e crianças, PC moderados e ávidos utilizadores do PC) registaram declínios.
Para Anita Frazier, analista do NPD Group importa ter em conta o seguinte: "dados os maiores ciclos das consolas para a actual geração e o incremento da base instalada de smartphones e tablets, não surpreende ver uma quebra no segmento dos jogdores "Core".
"Porém a contribuição do segmento dos jogadores Core ainda é a que gera mais receitas, ultrapassando todas as margens de lucro dos outros segmentos e por isso permanece vital para assegurar o futuro da indústria".
Estima-se que nos Estados Unidos a população "gamer" seja de 211 milhões de jogadores e que as receitas geradas por ventas a retalho de jogos, consolas e acessórios se tenha retraído 20% em Julho de 2012, segundo o estudo do NPD Group.