Passar para o conteúdo principal

Porque é que a Valve não tem interesse em fazer jogos para consola

Companhia diz que ambientes fechados são muito frustrantes.

No decorrer da geração passada a Valve lançou vários jogos para consola, no entanto muito provavelmente isso não se passará nem com a PS4 nem com a Xbox One ou numa próxima plataforma.

O fundador da Valve, Gabe Newell, falou sobre as razões por detrás desta abordagem com o Eurogamer.net, salientando que a companhia adora o mundo do PC e não aprecia ambientes fechados.

"Ficamos verdadeiramente frustrados quando trabalhamos em ambientes fechados. Tenta falar com alguém que está a planificar o produto para uma consola sobre um jogo free-to-play e dizer 'Oh não temos a certeza de que o free-to-play é uma boa ideia' quando sabes que esse navio já partiu há um bom tempo".

"Houve casos em que actualizámos produtos cinco a seis vezes num dia. Quando criámos a SteamApp para iOS, assim que a lançámos, tivemos muito feedback e no dia seguinte estávamos preparados para fazer uma actualização. Não conseguimos publicar essa actualização durante seis meses e não percebemos porquê! Eles não nos diziam. Esta é a vida que tens nesses ambientes. Finalmente, eles lançaram-na, e não nos disseram porque é que só passado tanto tempo a lançaram."

"Ter a absoluta incerteza sobre a publicação de uma actualização ... não sabemos como trabalhar assim. Somos demasiado estúpidos para ter sucesso como produtores de iOS. Porque, para nós, tudo o que fazemos, é para tornar a nossa vida mais fácil e construir ferramentas que torne a vida mais fácil aos outros produtores. Tenho certeza de que outras pessoas têm um sucesso incrível nesses ambientes, mas parte do nosso DNA tende a não funcionar bem quando alguém tenta inserir um monte de processos entre entre nós e os nossos consumidores".

Quando lhe questionaram se as coisas melhoraram na actual geração de consolas, Newell respondeu que, "Neste momento adoramos o PC. E muito".

Lê também