Porque é que Dragon Quest não é tão popular quanto Final Fantasy no Ocidente?
Square Enix também gostaria de saber.
Final Fantasy e Dragon Quest são as duas principais séries da Square Enix, e ambas são das mais icónicas entre os Japoneses. No entanto, para os Ocidentais, a série Final Fantasy é muito mais popular e até a companhia Japonesa se tem questionado quanto a essa diferença entre as suas duas séries.
Yu Miyake, produtor na série Dragon Quest, falou com a EDGE sobre esta questão e acredita que existem algumas razões para o explicar. Segundo Miyake, a fonte da nostalgia entre as duas séries é muito diferente no Japão e no Ocidente, o que pode ajudar a responder a certas questões.
No Ocidente, Final Fantasy VII é o responsável por grande parte da nostalgia, enquanto no Japão, é Dragon Quest para a NES que apaixonou a grande maioria dos fãs. Para Miyake, a localização da série Dragon Quest deveria ter sido alvo de maior esforço, e até acredita que a estética mais cartoon da própria série pode não apelar a tantos jogadores.
"Uma conclusão a que chegamos é que se trata de uma questão de timing histórico. Quando a Famicom foi lançada, Dragon Quest era o jogo que todos jogavam. Mas quando a PlayStation chegou, Final Fantasy VII era o jogo que todos jogavam. Por isso a fonte da nostalgia é diferente para os dois grupos: no Japão é Dragon Quest enquanto no estrangeiro é Final Fantasy."
Miyake relembra que o público alvo de Dragon Quest no Japão é imenso, vai desde jovens da primária a pessoas de 50 anos. O estilo de Akira Toriyama não é visto como infantil e agrada a todos. Já fora do Japão, acredita que existe um estigma perante esse tipo de estética.
"Quando um adulto experimenta o jogo, ele descobre que os assuntos são na verdade muito maduros. Ainda assim, os jogadores sentem uma desconexão entre o aspecto o jogo e como se joga. É uma tensão que não existe no Japão. O que vemos é que a idade das pessoas que jogam está a subir. O interesse está a aumentar. Estamos a colocar maior esforço na promoção no estrangeiro com os jogos derivados - Dragon Quest Builders e Dragon Quest Heroes - para preparar o terreno para Dragon Quest XI."
Questionado sobre a diferença de postura entre as duas séries (Final Fantasy muda constantemente, correndo o risco de perder jogadores, enquanto Dragon Quest tem de cativar os jogadores com a mesma fórmula), Miyake diz que arriscam e tentam manter a série fresca mas de formas diferentes.
"Dragon Quest IX foi um jogo portátil, era onde as pessoas estavam a jogar os jogos na altura. Dragon Quest X foi um jogo online. É assim que tentamos manter a série fresca. Na verdade, corremos o risco de alienar os fãs quando passamos de pixel-art para 3D em Dragon Quest VIII. E quando lançámos o décimo jogo, muitos jogadores queixaram-se, dizendo que Dragon Quest nunca deveria ser um jogo online."
O mais importante para Miyake, é quando as pessoas começam a jogar e sentem que apesar de diferentes, continuam na mesma a ser Dragon Quest.