Porque é que Final Fantasy chama-se Final Fantasy?
Hironobu Sakaguchi revela toda a verdade.
Apesar de ainda ter uma vida curta, na indústria dos videojogos existem muitas lendas urbanas. Lendas que são menos ou mais credíveis e que sem duvida trazem mais algum interesse à indústria dos videojogos. Uma destas lendas rezava que uma das maiores franquias do género JRPG, Final Fantasy, tinha este nome porque seria o último projecto da então Squaresoft (hoje em dia Square Enix).
O estúdio japonês não estava a passar por um bom momento naquela época, provavelmente estavam perante a última tentativa de levar a companhia a ter estabilidade, motivo pelo qual a lenda nos conta que os membros do estúdio decidiram colocar ao seu último jogo o nome de Final Fantasy.
No entanto a verdade parece que é menos interessante do que a lenda, como vem sendo habitual. Hironobu Sakaguchi, o criador da série, revelou recentemente que a equipa estava apenas à procura de um nome que pudesse ser abreviado com "FF" (em japonês é pronunciado como "EFU" "EFU").
Sakaguchi pensou que houve uma altura que quiseram chamar ao jogo Fighting Fantasy, mas como a marca já estava a ser usada por um jogo de tabuleiro, decidiram colocar Final Fantasy.
Perante a lenda que contava que o nome estaria relacionado com o facto de ser o último jogo da Squaresoft, Sakaguchi explicou apenas que, "Esses dias pareciam os últimos, mas sinceramente, qualquer palavra que começasse por 'F' teria sido excelente."
Provavelmente este esclarecimento de Sakaguchi cairá no esquecimento e a lenda manter-se-á viva.