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Porsche car pack - Forza Motorsport 4

Identidade e tradição.

Depois de uma sentida ausência no lançamento de Forza Motorsport 4 em Setembro do ano passado, a marca Porsche está de volta a um simulador virtual que sempre lhe disse bastante. Nos últimos dois jogos da série, o famoso produtor de automóveis sedeado em Estugarda e Leipzig marcou presença através dos apaixonantes modelos comerciais e dos sempre estonteantes modelos de competição. Para os fãs da Porsche, detentora de modelos míticos, nobres, fiáveis e de características peculiares, este DLC é o volte face completo de uma expectativa que se perdeu aquando do lançamento do jogo. Podendo realizar, por fim, provas e eventos a bordo de Carreras, GT3 e até do 550 Spyder de James Dean, não serão poucos os pilotos virtuais para quem este é um momento de particular tributo e uma oportunidade para encher a garagem com mais uns belos modelos a posar para a fotografia.

O que ditou inicialmente a ausência dos modelos Porsche em Forza Motorsport 4 terá sido a dificuldade no cumprimento do acordo com a Electronic Arts que detém, desde há muitos anos, em exclusivo, os direitos do construtor germânico. Contudo e através de um acordo entre a Microsoft e a Electronic Arts, aquela pode servir-se dos mesmos direitos e assim reproduzir os carros da Porsche. Dan Greenwalt referiu-se ao tópico, numa entrevista dada à Eurogamer em Setembro passado, tendo-se mostrado desconsolado por não ter sido impossível incluir os carros alemães. Tendo deixado claro que a sua equipa iria tentar dar a volta ao assunto, a verdade é que quase nove meses depois a Turn 10 oferece um DLC de peso. Sendo um conteúdo particularmente alargado a 30 carros da Porsche, novos eventos e achievements, haverá quem considere um pouco dispendioso deixar fugir 1600 Microsoft Points neste DLC, particularmente quem jogou os jogos anteriores e descobre que neste conteúdo há muitos carros que repetem a presença.

Há que deixar claro no entanto, que a Turn 10 praticamente refez os modelos, desde o som do motor, à sensação de condução e interior. A bordo, os carros têm um aspecto muito mais detalhado, realista e entusiasmante. Se a vossa perspectiva preferida de condução é o interior, então este será um motivo a considerar.

Para lá dos modelos repetidos que vão encontrar, há um outro desapontamento que não podemos deixar fugir e que diz respeito aos poucos veículos de 2012 e 2011, especialmente numa altura em que a Porsche praticamente refez a sua linha dos modelos Carrera e Boxster. Com apenas três modelos de 2012, o destaque vai para o Porsche Carrera 911 GT2 RS, um carro de estrada que se confunde imediatamente com um modelo de pista, tão brutal é o seu comportamento e velocidade. O Cayenne Turbo fará as delícias dos adeptos dos SUV e o Cayman R integra-se bem nos desportivos de média gama. Mas não há mais do que isto. Daqui só andando para trás.

De 2010 temos o Porsche Panamera Turbo, um carro para a família que nunca perde de vista as características de velocidade e as boas prestações típicas de um Porsche. A acompanhar temos o sempre elástico Porsche Boxster S. Infelizmente não se trata do novo modelo, apresentado este ano e que vem conferir uma dimensão ainda mais sport a uma classe peculiar da marca. Desse ano o melhor carro é mesmo o 911 Sport Classic, uma edição limitada que abarca muitos elementos tradicionais do segmento como o spoiler traseiro, jantes escurecidas e a pintura especial racing. Recuando a 2007, o sempre impressionante 911 Turbo é acompanhado dos magníficos 911 GT3 e o laranja GT3 RS que merece sempre, como pista, o grande Nurburgring para um test drive.

Voltando a 2003, o Carrera GT representa a oportunidade para revisitar o último grande super desportivo da marca. Um carro projectado e construído a partir do Porsche AG 911 GT1-98 de competição que ganhou as 24 horas de Le Mans dessa temporada (a última vez que a marca conquistou Le Mans na categoria máxima). O Carrera GT continua a impressionar, mas perdeu, incompreensivelmente alguma da sonoridade que lhe dava uma audição inconfundível. Quanto aos modelos mais antigos o destaque vai para o pequeno descapotável mas ainda hoje espectacular 550 Spyder, carro com que James Dean, actor de Hollywood em ascenção, viria a perder a vida em Setembro de 55 num fatal acidente quando se dirigia para uma prova de competição automóvel em Salinas. Pequeno mas dotado de umas linhas simples, desportivas e que mais parece um brinquedo, é espantoso descobrir a potência que debita só com quatro mudanças. Música para os ouvidos, regalo para os olhos. Este carro é o máximo.

Quanto aos carros de competição o destaque vai naturalmente para a presença de muitos veículos da marca que integram o American Le Mans Series, um campeonato marcado por provas de resistência, capítulo que permite à Porsche recuperar das suas melhores memórias e troféus. A Porsche é campeã em provas de resistência e todos os anos, nas diversas categorias dos GT, há sempre uma armada de carros germânicos preparada para cortar a bandeira da meta em primeiro. Entre os regressos que se saúdam, o mítico Porsche nº 17 Racing AG 962c de finais da década de 80 clama por circuitos como Le Mans e Nurburgring para se transformar num sorvedouro de asfalto. Conduzir por dentro devolve um misto de medo e entusiasmo típicos dos pilotos que acabaram na frente as provas de resistência nos idos de oitenta.

Depois há os mais recentes da ALMS como o Carrera 911 da Petherson White, o nº 80 da Flying Lizard e os RS Spyder. Mais entusiasmantes, pela novidade, os 911 GT3 - RSR, sempre potentes e de alta engrenagem, da Flying Lizard e Team Falken. Os 911 GT3 Cup da Black Swan Racing e Alex Job Racing são outras boas novidades.

Em suma, 30 modelos Porsche para descobrir. Quase todos carros apaixonantes, uns mais rápidos do que outros embora cada um com definições e traços que merecem exploração. De estrada e de pista, cada veículo é uma emoção. Entre novidades e regressos, valerá a pena voltar aos carros que terão conduzido em jogos anteriores da série Forza. A Turn 10 dedicou mais algum tempo a desenvolver os carros individualmente, com destaque mais visível para os interiores, agora detalhados e, por isso, mais exclusivos. O pack Porsche acrescenta ainda mais desafios tendo em consideração as diversas categorias dos modelos e há novos achievements para os dedicados na matéria. 1600 MP poderá parecer caro, mas com três dezenas de novos carros, exclusivos e tão apaixonantes, para quem só agora chegou à série depressa sentirá que valeu a pena. Para os outros, os carros novos são uma tentação e quem tiver umas gotas de combustível de 98 octanas a percorrer o seu corpo dificilmente não terá como não ficar conectado a este especial made by Porsche.

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