Passar para o conteúdo principal

Portáteis de jogos obrigadas a permitir trocar facilmente de bateria

A partir de 2027 na UE.

Crédito da imagem: Valve

A União Europeia decretou que a partir de 2027, qualquer consola portátil de videojogos terá de chegar com baterias que podem ser trocadas pelo próprio utilizador, de forma fácil.

As novas leis e regras implementadas pela União Europeia procuram regulamentar o ciclo de vida das baterias para assegurar que são seguras, sustentáveis e competitivas, o que forçará as fabricantes de portáteis, como a Nintendo, Valve e Asus, a seguir regras atualizadas.

A ideia é tornar as baterias fáceis de substituir e reciclar, ao garantir que as baterias portáteis colocadas nos dispositivos possam ser removidas e trocadas pelo utilizador.

A União Europeia acredita que isto dá tempo mais do que suficiente às fabricantes para adaptarem o design dos seus produtos em desenvolvimento de acordo com os requisitos, e diz que se trata de uma importante mudança para os consumidores.

Esta lei abrange os dispositivos portáteis de videojogos, como a Nintendo Switch da Nintendo e a Steam Deck da Valve, que são forçadas a pensar em dispositivos portáteis nos quais o utilizador pode remover com facilidade a bateria, com recurso a ferramentas disponíveis comercialmente, sem a necessidade de ferramentas ou pessoal especializados.

Teresa Ribera, ministra espanhola para a transição ecológica, diz que esta mudança diz que isto também é importante para permitir a reciclagem de baterias e o reaproveitamento de materiais.

Lê também