Passar para o conteúdo principal

Preço das Xbox Series não deverá aumentar, prevê analista

Estados Unidos é o melhor mercado da Microsoft.

À semelhança do que fez em 2014 com a PS4 em países como Canadá, a Sony Interactive Entertainment anunciou um aumento de 50€ para os dois modelos da PlayStation 5 em quase todo o mundo e apresenta o atual estado da economia global como a razão para isso.

Perante esta decisão da PlayStation, uma das primeiras questões foi se a Microsoft Gaming fará o mesmo com as suas consolas, mas é pouco provável que isso aconteça, prevê o analista Daniel Ahmad, que relembra o importante papel da Series S na estratégia da companhia, uma consola que permite entrar na nova geração por um preço inferior ao da PS5 digital.

“A Sony aumentou os preços de alguns electrónicos no início do ano e mais notoriamente, a Meta aumentou o preço do capacete Quest 2 em 100$ este ano,” comenta Ahmad.

“A PS5 Digital Edition sempre foi vendida a perder dinheiro. A edição Standard estava a ser vendida com lucro, por cada unidade, desde o inicio deste ano. Por outras palavras, a Sony quer manter estável a rentabilidade da consola, está a passar os custos acrescidos para os consumidores e espera que a elevada procura pela consola permita alcançar os alvos para o ano fiscal.”

“O Dólar forte nos Estados Unidos significa que não há a necessidade de aumentar os preços nos Estados Unidos, o seu maior mercado.”

Perante este aumento nos preços e a atual situação económica, a Microsoft poderá fazer o mesmo, mas tendo em conta a força do Dólar e os Estados Unidos como o seu melhor mercado, a companhia provavelmente não sentirá essa necessidade.

“É menos provável que a Xbox aumente os seus preços, mas não pode ser descartado por completo. A maioria das vendas ainda estão nos Estados Unidos,” diz Ahmad.

“Dito isto, a Xbox Series S continua a ser a melhor decisão da Microsoft, fornecendo acesso de baixo preço aos jogos de nova geração vs a Sony.”

Lê também