Presidente da Nintendo lamenta Joy-Con Drift
É a primeira vez que fala publicamente sobre o assunto.
O Joy-Con Drift é um problema bem conhecido e relatado entre os utilizadores da consola, mas só agora é que o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa falou publicamente sobre o defeito, lamentando o transtorno causado aos consumidores.
O problema, que acontece devido ao desgaste de uma peça, faz com que os analógicos dos Joy-Con detectem movimento mesmo quando estando em posição neutra. Enquanto jogas, isto faz com que a personagem ou a câmera se movam sozinhos, por exemplo.
"Lamentamos qualquer inconveniente causado aos nossos consumidores relativamente aos controladores Joy-Con," disse Furukawa aos investidores (via VGC). "Continuamos a melhorar os nossos produtos, mas actualmente os Joy-Con estão sujeitos a um processo legal nos Estados Unidos e é um problema a ser resolvido, não podemos comentar sobre acções específicas pelas quais podemos optar."
A Nintendo admitiu pela primeira vez a existência do problema em Julho de 2019, depois de uma firma de advogados pegar no caso e iniciar um processo legal. A partir daí a Nintendo passou a oferecer reparações gratuitas nos Estados Unidos e a fazer devoluções de dinheiro a quem tinha pago por reparações aos Joy-Con. Eventualmente isso foi alargado à Europa.
Apesar da Nintendo ter conhecimento do problema, não o resolveu com a Nintendo Switch Lite, que agora também faz parte do processo.