Presidente da Nintendo responde ao bloqueio de região
Refere as diferenças culturais e restrições de cada território.
A Nintendo explicou o motivo para usar bloqueio por região na Wii U e na 3DS, uma medida que os fãs estão a tentar alterar com uma petição que ainda está a decorrer.
Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, disse ao IGN durante a E3 que "na perspetiva das pessoas, pode parecer como uma restrição, contudo, esperamos que as pessoas apreciem o facto de que estamos a vender os nossos produtos mundialmente", sendo acrescentado que historicamente a Nintendo sempre lidou com sistemas bloqueados por região.
"Existem muitas regiões diferentes no mundo, e cada região tem a sua própria aceitação cultural e restrições legais, bem como diferentes classificações etárias. Há sempre coisas que temos que fazer em cada região diferente, que pode ir contra a ideia que os jogadores de todo o mundo querem a liberdade para jogar o que quiserem."
Iwata disse ainda que não estão sozinhos na indústria relativamente ao bloqueio de região, mas as suas palavras foram ditas antes da Microsoft anunciar que a Xbox One não estaria bloqueada por região.
A Nintendo é agora a única companhia com esta política em vigor.