Presidente da Sony reflete no fracasso de Concord
Muitas lições aprendidas.
Hiroki Totoki, presidente da Sony, falou recentemente sobre Concord, o jogo multiplayer publicado pela PlayStation que não conseguiu conquistar o público.
De acordo com Totoki, a PlayStation ainda está a tentar perceber melhor o mercado dos jogos live service, e acabou por tirar várias lições com o fracasso de Concord.
“Atualmente, ainda estamos em processo de aprendizagem”, disse através de um intérprete. “E basicamente, no que diz respeito a novas IP, claro, não se sabe o resultado até realmente o experimentares.”
“Portanto, para nós, para a nossa reflexão, provavelmente precisaremos de muitas portas, incluindo testes de utilizadores ou avaliação interna, e o timing para tais portas. E depois precisamos de as apresentar, e deveríamos ter feito estas portas muito antes do que fizemos.”
Estas informações foram dadas durante a apresentação dos mais recentes resultados financeiros da Sony. Num momento prévio, foi inclusive estabelecida uma comparação entre o sucesso de Helldivers 2 e o "flop" de Concord.
“Lançámos dois jogos live service este ano”, explicou o vice-presidente das finanças, Sadahiko Hayakawa. “Helldivers 2 foi um grande sucesso, enquanto Concord acabou por ser encerrado. Ganhámos muita experiência e aprendemos muito com ambos.”
Hayakawa afirma que pretende partilhar as lições aprendidas nos sucessos e fracassos com todos os seus estúdios.