Preso por partilhar informações confidenciais do exército dos EUA
Foi identificado através da Steam.
O FBI já identificou e capturou o responsável por partilhar informações confidenciais do exército dos Estados Unidos num servidor de Minecraft no Discord.
Segundo partilhado pelo New York Times, Jack Teixeira de 21 anos de Boston, Massachusetts, foi identificado através da Steam e capturado ontem após uma investigação ao longo desta semana.
Teixeira partilhou num servidor Discord informações confidenciais do governo dos Estados Unidos para provar que a guerra na Ucrânia é real e isto resultou num grande embaraço para os EUA, que viram um dos seus partilhar documentos altamente confidenciais.
Teixeira fazia parte da equipa de Tecnologia e Informação da Guarda Nacional e de acordo com o New York Times, era dono de um servidor de Discord onde falava sobre diversos temas com mais de 20 amigos.
Um dos membros do grupo Discord diz que Teixeira partilhou os documentos para para tentar educar os colegas sobre o estado do mundo e dos motivos do governo. Além disso, diz que estava ciente que partilhava documentos confidenciais e da gravidade do ato.
No entanto, quando alguns documentos começaram a surgir fora desse servidor Discord, os seus atos começaram a dar que falar e a Discord foi forçada a colaborar com as autoridades.
O FBI identificou Teixeira através de um perfil Steam, que apontou para um perfil Instagram que permitiu descobrir fotos com a mesma localização a partir da qual os documentos confidenciais foram fotografados.