Primeiro dia da E3 - As conferências
Conhecidos os preços da PS4, Xbox One e muitos jogos.
O primeiro grande dia da E3 aqui em Los Angeles arrancou com a conferência da Microsoft logo pela manhã no Galen Center. A gigante de Redmond, na sequência da apresentação da Xbox One há umas semanas, optou por se focar nos jogos na sua conferência para a E3. Ao longo de mais de hora e meia de duração do evento foram mostradas muitas novidades, estreias e jogos exclusivos de estúdios como a Insomniac que deixaram os fãs ansiosos pela chegada da consola este Natal. E se as funções sobre a nova consola mais polémicas, como a activação constante através da internet e os condicionamentos sobre o uso de jogos usados ganharam confirmação, faltou saber o preço no momento da chegada ao mercado. Os 499 euros ficaram um pouco aquém das expectativas de quem pensava que a Microsoft pudesse fazer uma entrada mais retumbante, mas também não podemos esquecer que a máquina aglutina já um acervo de dispositivos significativo e funções. O preço da next-gen foi então um dos pontos mais abordados da conferência. Tinha previsto que os preços e data de lançamento, para o final deste ano, seriam dados a conhecer nesta E3 e assim foi. A Microsoft foi a primeira fabricante a dar o ponto de partida, faltava saber se a Sony iria fazer o mesmo relativamente à sua PS4.
Mas o dia prosseguiu com jogos, logo a seguir ao almoço, por via da Electronic Arts que apresentou um catálogo bastante forte e diversificado. Ao todo, Peter Moore chamou a atenção para os onze jogos que vão chegar ao longo do próximo ano. Entre os olhos postos na actual geração, boa parte destes onze títulos encontram-se em produção para a next-gen, ou seja, PS4 e Xbox One. Garden Warfare (Plants Vs Zombies), para a Xbox 360 e Xbox One é o velho clássico adaptado ao género shooter na terceira pessoa. De Titan Fall, da Respawn Entertainment, não deu para ver muito senão um trailer, mas com a certeza de lançamento para a Primavera de 2014, as coisas prometem aquecer para o PC e Xbox One. O Frostbite 3 continuará a dar pulso a outras produções, nomeadamente Star Wars Battlefront e Need For Speed Rivals, apontado para 2014, para as plataformas da next-gen, num título pleno de adrenalina, competição multiplayer. Da EA Sports, Andrew Wilson destacou a EA Sports Ignite Experience, que promete levar mais longe a inteligência humana. NBA Live para a Xbox One/PS4 está de volta, e aqui os responsáveis pela produção do jogo destacaram aspectos como o bounce tek que permite melhores animações, na separação entre a bola e a mão. Madden NFL 25, FIFA 14 e UFC Heavyweight Champ, completaram a lista dos jogos da linha desportiva, antes de serem revelados os dois jogos finais; Battlefield 4 e Mirror's Edge 2. O primeiro, apontado à next-gen, irá levar grupos de jogadores em intensos combates multiplayer. Até ao máximo de 64 humanos em combate, este jogo da EA impressiona pela qualidade gráfica, e quantidade de eventos que ocorrem num cenário de combate. A qualidade da frame rate parece cair um pouco quando existem tantas pessoas ligadas, mas a demonstração em tempo real, onde todos estavam a jogar nas consolas e por intermédio de dispositivos como Ipad. De Mirror's Edge só vimos um trailer, mas o suficiente para querermos saber mais sobre este jogo para breve.
Pelas 15 horas, no LA Theatre, na zona histórica da cidade, a Ubisoft mostrou as suas coordenadas para os próximos meses. A abertura ficou a cargo de Jerry Cantrell, dos Alice in Chains, para nos revelar Rocksmith, numa edição 2014 que promete agradar a novatos e a veteranos da guitarra. Splinter Cell Blacklist marca o regresso do ágil e forte agente Sam Fisher numa campanha que o levará até diferentes pontos do planeta. É um jogo ainda para a actual geração de consolas e por isso chegará brevemente, em Agosto. Rayman Legends, a nova aventura de Michael Ancel chega pouco depois, a 13 de Setembro. Mas a Ubisoft também já pensa na next-gen e se Watch Dogs, foi uma das revelações da passada E3, este ano pudemos ver o jogo em destaque nas várias demonstrações em tempo real.Yves Guillemot, o homem forte da companhia, diz que estes jogos podem revolucionar e entre eles encontra-se The Crew, um jogo de automóveis que cobre todo o tipo de pisos, formatado numa experiência sandbox online, onde os jogadores competem entre si. Assassin's Creed mostra-se numa linha da frente e avançada de produção, enquanto que o grande destaque, no final do evento foi dado a The Division, um promissor RPG online em mundo aberto.
Para o fim do dia a conferencia da Sony, um dos momentos mais aguardados aqui em Los Angeles e por todo o mundo. Ao longo de duas horas, a Sony foi capaz de se focar nos jogos e dar atenção a três dos seus sistemas: a PS Vita, a PS3 e a PS4. Da Vita ficamos a saber que até ao final do ano mais jogos irão chegar e que a PS3 ainda tem um considerável ciclo de vida, se tivermos em conta que mais jogos estão para chegar; entre eles; The Last of Us, Puppeteer, Rain, Beyond Two Souls, GT6, entre outros.
Mas o momento alto da conferência, ainda nesta primeira fase foi a revelação da PS4, o seu formato final. Andrew House foi quem a mostrou pela primeira vez. Sobre os jogos para esta plataforma, um original: The Order:1886, produzido pelos estúdios Santa Mónica e pela Ready at Dawn. Da Guerrila a Sony mostrou Killzone: Shadow Fall, e também houve inFamous Second Son e Knack. Da Quantic Dream, The Dark Sorcerer é o próximo projecto a ganhar força. Ficou consagrado o apoio às mais pequenas produtoras. Dos jogos indie haverá The Witness, Transístor, Oddworld Abe's Oddysee.
Depois a surpresa pela transformação de Final Fantasy Versus XIII em Final Fantasy XV e Kingdom Hearts III, também um dos jogos mais aplaudidos pela audiência. Sobre as exclusividades, a beta de The Elder Scrolls Online estará disponível na PS4. Mad Max da Avalanche Studios é outro exclusivo PS4. Mas um dos grandes momentos da conferência da Sony foi justamente a revelação do preço. Situado nos 399 euros, para território europeu, é esse o valor da porta de entrada para os jogos next-gen e da Sony. Salientando que não haverá limitações aos jogos on-line, nem condições de ligação à internet, o lado menos risonho é a passagem do multiplayer online de gratuito para pago. O sistema como existe na PS3 vai deixar de o ser na passagem para a nova consola. No entanto e mantendo o serviço Plus, que dará acesso gratuito ao Drive Club, será possível continuar a jogar on-line sem limites. Com a consola revelada e preço determinado, a Sony pediu ara subirem ao palco os produtores de Destiny, um dos jogos mais aguardados, para uma impressionante demonstração em tempo real.
Posto o primeiro dia de conferências desta E3 2013, os dados estão lançados e já sabemos como os fabricantes de consolas e jogos vão pôr as suas apostas nos próximos meses. Entre muitas revelações e novidades, a feira prossegue agora no local central, o Convention Center, onde haverá mais apresentações, demonstrações e eventos.